E, de vez em quando, uma boa notícia: Trabalho da Unidade da Mama é reconhecido nacionalmente

O serviço prestado pela Unidade da Mama, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do MédioParanapanema (Cismepar), recebe amanhã, 14 de julho, o certificado que o coloca entre os serviços de excelência  prestados  na área da saúde da mulher, de todo o país.  O documento que confere reconhecimento ao trabalho realizado pela Unidade vai ser entregue pelo deputado federal  Diego Garcia (PHS), da Bancada do PR,  durante reunião  do Cismepar com os prefeitos, na sede do consórcio, às 9hs da manhã.

O certificado é uma honraria dada através do Prêmio Dr Pinotti, “Hospital Amigo da Mulher”, da Câmara de Deputados.  Somente os que apresentam resultados expressivos para a sociedade, inovação na estratégia e alcance do objetivo com eficácia, além de caráter exemplar pelas ações desenvolvidas, podem concorrer ao prêmio. Indicada pelo deputado Diego Garcia, a Unidade da Mama teve seu trabalho avaliado e aprovado por um Conselho formado por um deputado  federal de cada partido.

A Unidade da Mama, mantida através de parceria entre o Governo Estadual e Cismepar, já é referência no  Paraná.  Recentemente foi convidada a assessorar a estruturação de unidades iguais em outras regiões, servindo de modelo.

 O reconhecimento  é decorrente do desenvolvimento de um sistema  que permitiu reduzir o tempo entre o primeiro atendimento na unidade básica de saúde e o diagnóstico  para 14 dias, o que garante que a paciente diagnosticada conclua o estadiamento e o pré-operatório em 21 dias. Antes da Unidade da Mama uma paciente demorava até 10 meses  para chegar ao diagnóstico.

Criada em maio de 2015, a Unidade da Mama já realizou 3610 consultas e garantiu que 168 mulheres tivessem um diagnóstico precoce, aumentando sua qualidade de vida e suas chances de cura.  De acordo com o Inca Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama atinge cerca de 4% das mulheres e  representa  18,5% dos casos de câncer diagnosticados (sul do país).

A honraria vai ser entregue ao presidente do Cismepar, prefeito de Prado Ferreira, Silvio Damaceno, na presença da equipe da Unidade da  Mama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *