Água e Esgoto: Municipalizar ou não o serviço

No início dos anos 90, quando era vereador na cidade, coletei mais de 20 mil assinaturas em favor da municipalização da Sanepar.  Fiz um trabalho de pesquisa por inúmeras cidades Brasileiras que mantém um serviço municipal de abastecimento de água e  esgoto.

Antes de entrar com o projeto de lei, chegamos a conclusão que é benéfico para a população e para a cidade de Londrina, pois em todas cidades que mantém tal serviços a população paga bem menos pelo serviço e a qualidade também é muito boa.  Um exemplo caseiro: Ibiporã, para não citar muitos outros, como acidade de Ribeirão Preto (mesmo porte de Londrina).

Quando propusemos a municipalização a desculpa sempre era a mesma. Quem paga o acervo da Sanepar? Ora, paga da forma que eles nos pagaram, com papéis.

Na verdade nenhum prefeito, até hoje, teve coragem de peitar o Estado, que sempre ameaça não enviar verbas pra cidade. Com a palavra o nosso prefeito Kireeff. O Estado não quer largar esta teta,  sem dizer que Londrina subsidia inúmeras cidades de pequeno porte de nossa região.

Célio Guergoletto
professor

Compartilhe
Leia Também
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios