Na era digital, cartório só serve para enriquecer alguns
No Brasil você abre uma conta bancária sem precisar nunca ir ao banco. Consegue comprar e vender todo tipo de produto sem precisar sair de casa.
E mesmo com toda essa tecnologia, um reduto insiste em ser mantido para benesses de alguns. O famigerado cartório.
Uma pesquisa inédita realizada pelo Ipec (antigo Ibope) mostra que 76% dos brasileiros querem cartórios digitais. Os dados da pesquisa realizada a pedido do Movimento Brasil Competitivo (MBC) mostram que 65% dos brasileiros que utilizaram os serviços de cartórios no país, nos últimos cinco anos, têm reclamações a fazer sobre os serviços dos cartórios. Filas, taxas elevadas, demora na execução são as principais reclamações. A pesquisa foi feita com 2.000 pessoas em todo o país, entre os dias 31 de março a 5 de abril de 2022.
Semana passada tive que pegar um histórico escolar para matrícula na UEL, sai do colégio e fui direto ao cartório: R$ 8,00 por folha autenticada e fiquei indignado ao imaginar que aqueles funcionários dos cartórios podiam atestar a autencidade do documento sem ao menos me conhecer ou minha história…..oras, o que impede o governo estadual de emitir o documento via internet com assinatura digital? O proprio site do governo federal permite ao usuário emitir documentos com assinatura digital mas aqui no Paraná estamos pelo menos 120 anos atrasados.
Alo alo ilustrissímos deputados londrinenses…..um PL obrigando o estado a fornecer documentos com assinatura digital de suas secretárias.
Prezado Senhor Genildo:
O senhor autenticou seu histórico escolar? Histórico escolar emitido pela Secretaria da Educação não precisa de autenticação. Provavelmente o senhor solicitou COPIAS AUTENTICADAS desse documento ao funcionário do cartório e pagou pelo serviço. O Manual do Candidato UEL 2022, pág. 27, item 3.g, afirma claramente que, para confirmar a matrícula, o estudante deve ter enviado à UEL “2 (duas) cópias legíveis autenticadas em cartório, do Histórico Escolar”. E o funcionário do cartório deve atestar a autenticidade do documento, independentemente de quem está solicitando o serviço. Por isso o senhor pode solicitar a autenticação de um documento de seu filho, do seu neto, do seu bisneto e até do seu tataraneto sem que eles passem uma procuração para que o senhor obtenha o serviço do cartorário.
Isto já devia ter acabdo há muito tempo. Cartório só é útil para seus titulares fazerem fortunas dificultando a vida das pessoas.