Bibliotecas fecham, aumentam clubes de tiro

da BBC

Entre 2015 e 2020, o Brasil perdeu ao menos 764 bibliotecas públicas, segundo dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), mantido pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Em 2015, a base de dados contava 6.057 bibliotecas públicas no Brasil, número que caiu para 5.293 em 2020, dado mais recente disponível no site do SNBP.

Para especialistas em biblioteconomia, a queda no número de bibliotecas revela um descaso do poder público com a população mais vulnerável, que não tem acesso a livrarias.

Eles também alertam que o número de bibliotecas fechadas pode ser ainda maior, devido à atual fragilidade do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, após a extinção do Ministério da Cultura, e da falta de controle efetivo pelos sistemas estaduais, cujos dados alimentam o sistema nacional.

Compartilhe
Leia Também
Comente

Respostas de 8

  1. Domingão, dia de paz, boa comida, boa bebida e descanso, mas aí o cara acorda e pensa: “tô fazendo nada mesmo, vou ali passar uma vergonha.”
    O “jornalista” da BBC que escreveu essa matéria aí de cima teria em
    algum momento de sua misera e reles existência ouvido falar de internet?
    Certamente que não!
    – Quero ver o mapa da Europa em 1890, vou lá na biblioteca.
    – Pai, é só pesquisar na internet.
    – Não, vou lá na biblioteca, vou gastar combustível, pagar estacionamento pra zona azul, vou ter o carro todo cagado de pombos mas quero uma informação de fonte fidedigna publicada em 1894.
    A “população mais vulnerável” sente falta de bibliotecas sim amiguinhos, sempre vejo gente abandonar a fila da caixa econômica em dia de pagamento de benefícios pra ir lá na biblioteca em busca de informações quando cai o sinal 4G de seus celulares.
    Sobre clubes de tiro só tenho uma coisa a dizer: você que não gosta não é obrigado a ir, não tem obrigação de frequentar se não quiser, ainda vivemos em uma democracia e não podemos obrigar Lula a ler livros já que ele tem preguiça de ler, segundo declarações dele mesmo.
    Por fim, lembrem-se de uma coisa: sempre que lerem uma notícia, ela tem 50% de chances de ser uma verdade.
    Domingão, vou tomar uma cerveja, comer um pernil e depois dar uma cochilada……. 

    1. Gostei irmão parabéns. Essa BBC é do governo da Inglaterra e eles querem que o Brasil seja iguall o pais deles. A Inglaterra é comunista e controla os moradores não permitindo que o povo tenha armas. Ainda bem que aqui agora é diferente. Eu mesmo ja entrei num clube de tiro que funciona dia e noite. Agora posso carregar minha glock ponto 40 dia e noite com muita munição. Se um guardinha parar ja falo que estou indo treinar no clube de tira. Bolsonaro e Ratinho no primeiro tirno. Povo armado jamais sera escravisado!

      1. “posso carregar minha glock ponto 40 dia e noite com muita munição. Se um guardinha parar ja falo que estou indo treinar no clube de tira.”
        Na boa cidadão? Lei a legislação brasileira e procure se informar sobre o mínimo para não passar vergonha na internet e outra, se o “guardinha” te abordar e vc estiver com sua “Clock 40” (litros???) deixe suas mão livres e sempre visíveis e tão logo seja possível abra as pernas…………

        1. Meu irmão, o senhor esta por fora. Se o senhor tiver ai uma pistolinha rejistrada e participar de um club de tiro, pode passear socegado com sua pistolinha. Le o decreto 10629/2021, artigo 5, paragrafo 3: Os colecionadores, os atiradores (meu caso) e os caçadores poderão portar uma arma de fogo de porte municiada, alimentada e carregada …, no trajeto entre o local de guarda autorizado e os de treinamento (meu caso), instrução, competição, manutenção, exposição, caça ou abate…”. Meu irmão, que guardinha tem mais poder que o Bolsonaro que assinou essa lei? Agora fauta o nosso governador Ratinho deixar claro que essa lei vai valer aqui no parana tambem. Viva Bolsonaro e o Ratinho.

          1. O artigo 61 da Portaria 150 do COLOG de 5 de dezembro de 2019 autoriza o CAC a portar 1 arma curta quando em deslocamento para treinamento (chamado também de “Porte de Trânsito”):

             

            “Art. 61. Os colecionadores, os atiradores e os caçadores poderão portar uma arma de fogo curta municiada, alimentada e carregada, pertencente a seu acervo cadastrado no SINARM ou no SIGMA, conforme o caso, sempre que estiverem em deslocamento para treinamento ou participação em competições; para abate autorizado de fauna; ou para exposição do acervo de coleção, por meio da apresentação do Certificado de Registro de colecionador, atirador desportivo ou caçador, do CRAF e da Guia de Tráfego, válidos, nos termos do §3º do art. 5º do Decreto nº 9.846/2019.”

            Guia de Tráfego SINARM: expedido pela Polícia Federal.

            Guia de Tráfego SIGMA: expedido pelo EB.

            Pois bem “atirador” (só se for de feijão), saia de casa com sua “Clock 40 litros” e entupa seu carro de munição e quando o “guardinha” te parar saia com a arma na mão gritando: “sou atirador, sou atirado, sou CAC, vocês não podem me prender porque o Bozo assinou a lei e o Ratinho vai fazer cumprir aqui no Paran…………BUM, BUM”.

            Antes de que tudo isso ocorra, vá lá no “Clube de Tiro” que vc frequenta e pede seu dinheiro de volta e explica o seguinte: “olha gente, eu achei que era só ser CAC e podia portar arma de fogo a hora que eu quisesse e se algum guardinha me parasse era só falar que eu era CAC e que estava indo pro clube de tiro mas vocês não falaram nada sobre Guia de Tráfego, vocês não falaram que tinha que cumprir a lei e eu como bom esquerdista achei que podia ser de qualquer jeito então se tem lei pra cumprir não quero mais brincar de ter pistolinha, quero meu dinheiro de volta.”

            Tenho certeza que eles vão entender.

  2. Reflexo de uma política voltada para uma sociedade de milicianos e não de pessoas educadas. Vão ser necessários anos para remover esse câncer que cresceu em nosso país.

  3. Quantos desses clubes estão nas mãos de traficantes de armas e do crime organizado? Desmontar essas estruturas é necessário já que a segurança pública é responsabilidade do Estado. E olhe que até a segurança oficial tem seus malucos que saem matando a torto e a direito. Ainda na semana passada, um policial militar bolsonarista do Paraná matou seis pessoas da própria família, dois transeuntes e se matou. Tudo com uma arma da corporação, oficial.

  4. Aposto 100 contra 1 que nenhum pertencente à seita do mito vai entender a mensagem do texto do jornalista da BBC. Sonho desses seguidores não é ler livros, é dar tiro neles. Quá! Quá! Quá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *