Boa notícia para a indústria: Governo reduz a zero alíquota sobre diversos bens de capital

José Paulo Lacerda/CNI

Da Agência Brasil

Portaria do Ministério da Economia amplia a lista de bens de capital que terão sua alíquota de imposto de importação reduzida a zero. Bens de capital são maquinários, ferramentas, instalações e outros tipos de equipamentos utilizados para a fabricação de produtos para consumo.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (2).

Por meio dessa portaria, que começará a vigorar no prazo de dois dias, o governo pretende tornar equipamentos desse tipo, que nem sempre são produzidos no Brasil mas que são necessários para a modernização ou para o aumento da produção industrial, mais acessíveis para o setor. O governo já havia publicado portaria similar em maio.

Entre os equipamentos citados pela portaria há diversos tipos de caldeiras, motores, elevadores de escavadeiras, motobombas, centrífugas, rotores, fornos, cabeçotes, chapas, hidrolisadores, secadores, máquinas de laminação, rotativas, filtros, rotuladoras, embaladoras, balanças, dosadores, envernizadores, esmaltadores, lavadoras, guinchos, propulsores, guindastes, empilhadeiras, carenagens, cintas, descasdadores, polidores, moedores, amassadeiras, masseiras, tostadeiras, fatiadoras, serras, desfibradores, impressoras, cilindros, tornos, perfuradores, prensas, moinhos, misturadores, pavimentadoras, trançadeiras, trituradores, engrenagens, ultrassom, cabos e até máquinas automáticas de café expresso.

Compartilhe
Leia Também
Comente

10 Comments

  1. Satanás

    Grandes merdas… A alíquota do meu imposto de renda este governo lazarento não reduz nem meio porcento. Pior: nem atualiza a tabela do IR. Como não pago imposto de importação, que esse governo vá pros quintos dos infernos!

    1. Genildo

      A defasagem da tabela do IR está em 95,4% entre 1996 e 2018. Entre 2002 e 2016 o Brasil foi governado por aqueles que eram “do povo, pelo povo e para o povo”. Governo Bolsonaro: 07 meses………….governo de merda?

      1. Satanás

        Vamos lá, camarada, bônus e ônus a quem merece. No governo FHC, de 1996 a 2001, não houve atualização da tabela do IR para uma inflação de mais de 50%. Só no governo FHC! No governo Temer (2017 e 2018), a tabela também ficou congelada para uma inflação de quase 8%. Não é difícil, pra quem sabe fazer cálculos básicos, constatar que, durante o governo petista (14 anos), foi o período em que a tabela do IR ficou menos defasada. Quanto ao governo Bolsonaro, ele começou a preparar o seu “governo” ainda no ano passado. Andou arrotando mudanças na tabela do IR mas só ficou no gogó.

  2. Décio Paulino

    Com alíquota zero na importação, os fabricantes nacionais desses equipamentos podem dispensar seus empregados e fechar as portas de suas indústrias. Se sobrar algum dindim, podem mudar para Miami e ser Uber lá.

  3. Helder

    Alguém consegue explicar como que zerar imposto de cafeteiras aumentará a produção industrial brasileira?

  4. Campos

    Boa notícia para a indústria… estrangeira! Só mesmo a “imprensa” bolsonarista pra ver virtude numa decisão antinacionalista e imbecil. Com essa decisão idiota o governo bolsonaro vai poder anunciar que está criando milhares de empregos… no exterior! Imaginem se um país que era capaz de fabricar os mais avançados aviões a jato do mundo não vai ter capacidade de fabricar máquinas automáticas de café expresso! Essa lista de produtos que serão importados a preços baixíssimos é a prova de que Bolsonaro considera os empresários brasileiros uns imbecis com a capacidade no máximo de fabricar… bolinhas de gude. Como esses empresários são (ou foram) os grandes eleitores do Bolsonaro, que se fodam!!!

  5. Bispo Ramos

    Na lista está faltando a máquina extratora de suco de laranja!

  6. Francisco Laires Oliveira Junior

    SÃO PRODUTOS NÃO FABRICADOS NO BRASIL .. VÃO LER PELO AMOR DE DEUS

    1. Satanás

      Sr. Laires Junior, assim o senhor não vai passar no Enem! Leia o texto novamente e preste atenção especial ao trecho que afirma que os produtos listados “nem sempre são produzidos no Brasil”. Se ainda assim não entender, procure alguém que saiba interpretar textos corretamente e essa pessoa poderá “desenhar” para o senhor. E deixo ainda uma pergunta para o nobre bolsominion: será que a indústria nacional não tem capacidade para produzir esses produtos?

  7. Genildo

    Rapaz…..pessoal, pessoal aqui entende mesmo de economia hein! Aliás, me parece que o pessoal aqui não se incomoda em comer merda…….só ficam bravos de faltar merda. O importante é continuar pagando caro em produtos de qualidade duvidosa enquanto o empresariado continua sonegando impostos, corrompendo agentes público e se beneficiando da renuncia fiscal, tudo isso para defender o argumento de manter os empregos dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios