Definido presidente, vice e relator. Renan Calheiros está nas paradas de sucesso

da F.São Paulo

Principal desafio político de Jair Bolsonaro (sem partido), a CPI da Covid foi instalada na manhã desta terça-feira (27) no Senado e confirmou nos postos mais importantes da comissão parlamentares independentes ou oposição ao governo.

Numa derrota para o Palácio do Planalto, Renan Calheiros (MDB-AL) foi indicado relator pelo presidente eleito do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM). Aziz recebeu 8 dos 11 votos da CPI, que terá duração inicial de 90 dias —podendo ser prorrogada por um igual período.

O alvo da CPI no começo dos trabalhos deve ser a compra de vacinas pelo governo federal e a atuação do ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde), entre outras eventuais omissões da gestão Bolsonaro na pandemia da Covid-19.

Caberá a Renan elaborar o plano de trabalho da comissão, definir cronogramas e, sobretudo, preparar o documento final da CPI, que poderá pedir a órgãos externos, como o Ministério Público, o indiciamento de membros e ex-membros do governo.

Ele também sugeriu a requisição de toda a regulamentação feita pelo governo federal sobre isolamento social, quarentena e proteção da coletividade. Além de documentos relacionados a medicamentos sem eficácia comprovada, tratamentos precoces e campanhas oficiais de comunicação.

Além disso, Renan quer que as autoridades sanitárias de Manaus encaminhem os pedidos de auxílio e de envio de suprimentos hospitalares, em especial oxigênio, e convocar o atual ministro Marcelo Queiroga (Saúde) e os três últimos que o antecederam. Luiz Henrique Mandetta seria o primeiro, já na próxima terça-feira (3).

“Quem fez e faz o certo não pode ser equiparado a quem errou. O erro não é atenuante, é própria tradução da morte. O país tem o direito de saber quem contribuiu para as milhares de mortes e eles devem ser punidos imediata e emblematicamente”, disse Renan.

Renan também quer que o STF (Supremo Tribunal Federal) compartilhe suas investigações sobre fake news, assim como a CPMI do Congresso que trata desse tema.

5 thoughts on “Definido presidente, vice e relator. Renan Calheiros está nas paradas de sucesso

  • 27/04/2021, 18:39 em 18:39
    Permalink

    A que ponte chegamos. O Senador Renan falando quem deve ser punido no Brasil.

    Resposta
  • 28/04/2021, 10:42 em 10:42
    Permalink

    Esse juizeco de primeira instância, que achou que tinha o direito de intervir no Poder Legislativo, já foi acusado de corrupção pelo Ministério Público. Continuou como juiz por ter proteção e tolerância de seus julgadores mas já poderia ter sido afastado do cargo de juiz há muito tempo. Não é à toa que sua liminar já foi pra lata de lixo. Pelo menos a decisão do juiz ajuda a esclarecer algo muito importante: a rede de proteção do Bolsonaro (e de sua família) no poder judiciário tem muita gente. Pau nessa cambada, Renan!!!

    Resposta
  • 28/04/2021, 10:56 em 10:56
    Permalink

    Depois de escolher o presidente da CPI, só faltava o Bolsonaro também escolher seu relator! Depois de tudo que o governo fez (ou deixou de fazer) nessa pandemia, fatos e consequências amplamente de conhecimento de todos os brasileiros, seria ingenuidade ou puxa-saquismo puro acreditar que Bolsonaro poderia sair incólume dessa CPI. Aliás, não fosse a omissão de muitas autoridades do judiciário, dos órgãos investigativos e do poder legislativo, Bolsonaro há muito tempo estaria afastado do governo. Talvez esses omissos ou negligentes estejam esperando a conta dos mortos por covid chegar a 500 mil brasileiros o que os faz serem também genocidas como é o governante do país.

    Resposta
  • 28/04/2021, 13:05 em 13:05
    Permalink

    Renan Calheiros, herói do povo brasileiro, figura ilibada que vai salvar a democracia nacional. Quá! Quá! Quá!

    Resposta
    • 29/04/2021, 12:10 em 12:10
      Permalink

      Não, meu amigo, Renan não é herói do povo brasileiro nem figura ilibada que vai salvar a democracia nacional. O que se espera é que ele apenas relate a CPI sem dar proteção ao presidente Bolsonaro, a quem se debita uma crise financeira gigantesca e milhares de mortes por covid de cidadãos brasileiros. Só isso! Ainda é preciso desenhar?

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: