Democracia

Por Edson Vitoretti

Democracia.

Essa palavra, esse valor, esse princípio, foi renovado e fortalecido após a ignominioso ataque fascistoide ao Congresso americano ontem. Como foi engrandecedor presenciar o atual vice-presidente, o republicano Mike Pence, repudiar o ato selvagem protagonizado pelos beócios estimulados pelo insano Trump; testemunhar vários outros líderes republicanos condenando veementemente o arremedo de insurreição levado a cabo pelas bestas feras antidemocráticas; apreciar todos os líderes dos maiores países do mundo rejeitarem fortemente a aberração anticivilizatória que ameaçava nascer no seio da sociedade americana, com potencial de se espalhar pelo planeta; comemorar a decisão de empresas como Facebook, Twitter e Instagram de bloquear Trump nas redes sociais para que o asno não instigasse ainda mais o caos.

O fascismo, esse fascismo de araque que ganhou corpo nos últimos anos em vários países, vergonhosamente no Brasil também, foi derrotado ontem. Que os nossos políticos, tão débeis na conscientização do que é a democracia, tão ignorantes quanto ao seu valor, aprendam com o que foi dito por todas as vozes sensatas no mundo ontem.

Viva a democracia! Graças a Deus, à minha índole, ao meu caráter, aos meus princípios, à educação que recebi dos meus pais, ao pouco conhecimento político que cultivei ao longo da vida, mas suficiente para saber discernir o certo do errado, posso me orgulhar hoje de ser um democrata convicto. E você, caro leitor? Que venha 2021! nós, democratas, estamos preparados, revigorados, para combater, banir a opressão, o obscurantismo e as ameaças à liberdade!

Edson Vitoretti é jornalista em Londrina

Deixe uma resposta