Dengue, grande parte da culpa é da população

Londrina está quase abraçando uma epidemia de Dengue. A secretaria de Saúde já deixou claro que se isso ocorrer mesmo não teria condições de atender com eficiência os todos os pacientes.

Independentemente da cor partidária do leitor, que obviamente quer enfiar uma crítica à administração municipal, a realidade é que se vier mesmo uma epidemia, a culpa será muito mais dos moradores desta nossa terra vermelha do que exatamente da prefeitura.

Desde sempre a prefeitura de Londrina e as demais do estado, fazem campanhas para combater a dengue. Mas nenhuma campanha é eficiente quando a população não colabora.

Todos os dias, quem anda pelas ruas da cidade, encontra terrenos baldios cheios de lixo jogado pelos moradores; fundos de vale se transformam em depósito de material de construção; vizinhanças de bares – um deles perto da minha casa – amanhecem com garrafas vazias pelas calçadas, copos de cerveja, latas, etc.

Para piorar, inúmeros moradores não se dão ao trabalho de verificar no terreno da própria casa se há recipientes que podem ser criadouros do mosquito.

É óbvio que a ação da prefeitura fazendo campanhas, multando, passando o tal de fumacê pelos bairros, é importante. Mas se os moradores colaborassem sendo mais educados, jogando lixo no lixo, cuidando das próprias casas, a cidade não chegaria a esta situação.

E, convenhamos, a dengue mata. Não se pode brincar com ela.

3 thoughts on “Dengue, grande parte da culpa é da população

  • 17/01/2020, 21:58 em 21:58
    Permalink

    Então… muitas mulheres perdem suas joias para ladrões porque ficam usando elas em público…
    Então… muitas pessoas são assaltadas porque não andam armadas por pistolas .40 ou, nem mesmo, um 38 (o número do partido do Bolsonaro)…
    Então… muitas casas são assaltadas porque seus moradores deixam elas vazias quando vão ao cinema, à igreja ou à praia…
    Então… muitos velhinhos são atropelados porque, em vez de ficar em suas casas, resolvem ficar zanzando por aí…
    Então… muitos ladrões levam os celulares das pessoas porque elas ficam mexendo publicamente em seus aparelhos, até em pontos de ônibus…
    Então… então… então…

    Resposta
  • 18/01/2020, 07:57 em 07:57
    Permalink

    Muito preocupante a informacao da Secretaria da Saudre: em janeiro de 2019 ocorreram 147 casos no Parana, agora em janeiro de 2020, ja foram registrados 6000, é isso mesmo, SEIS MIL CASOS. Culpa do Estado? Nao! Culpa de uma população ignorante, omissa e preguiçosa que nao entende que o combate a Dengue começa dentro da nossa casa, no nosso quintal.

    Resposta
  • 18/01/2020, 10:09 em 10:09
    Permalink

    É absurdo que pessoas não contribuem na prevenção da dengue. Mas ainda pior são os governos federal, estadual e municipal não cumprirem também suas obrigações no combate à doença. Não é à toa que doenças que tinham desaparecido de nosso país estejam agora voltando a cada dia com novos casos.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: