Diretora da Assembleia toma posse no Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara dos Deputados

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, jornalista Kátia Chagas, tomou posse ontem como integrante da sociedade civil organizada no Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ela passa a integrar o órgão responsável pela interlocução entre o Legislativo federal e a população brasileira. Além dela, o Conselho conta com outros três membros da sociedade, servidores e deputados federais.

Durante a primeira reunião, os membros do Conselho debateram temas como a participação da TV Câmara na transição para a TV 3.0, a expansão da rede legislativa de Rádio e TV e dois projetos de lei que tratam da gratuidade de conteúdos públicos na internet e da isenção de taxas para emissoras do Congresso e STF. Ainda durante o encontro, discutiu-se a política de comunicação das Câmaras dos Deputados, o Regulamento do Conselho Consultivo e pontos para o próximo encontro, que ocorre no próximo dia 13 de dezembro, quando serão definadas ações para o ano 2024.

Ao longo do dia, os conselheiros consultivos de comunicação participaram de uma agenda dentro da Câmara. Os membros realizaram visitas técnica e institucional, quando puderam conhecer os setores de comunicação da Casa e o processo de produção jornalística da TV, Mídias Digitais, Rádio e Agência de Notícias da Câmara Federal. Além disso, os novos conselheiros tiveram acesso ao espaço responsável pela transmissão das sessões, reuniões de comissão e audiências públicas transmitidas pela internet, quando a Câmara exibe mais de 20 encontros simultâneas.

A cerimônia de posse ocorreu na tarde desta quarta-feira, com a participação da presidente do Conselho, deputada federal Any Ortiz (CDN-RS), e do secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR). Durante a solenidade, foram apresentados os novos conselheiros representantes da sociedade civil.

Kátia Chagas é jornalista e a primeira mulher a comandar a Diretoria de Comunicação do Poder Legislativo paranaense. Está à frente da pasta desde 2015. Ela também integra a diretoria da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). A nomeação, assinada pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e pela presidente do Conselho, deputada Any Ortiz, foi publicada na edição extra do diário da Câmara de 26 de setembro deste ano.

Para a jornalista, a nova configuração do Conselho vai trazer avanços para o fortalecimento e difusão do trabalho dos poderes legislativos. “Poderemos contribuir trazendo mais demandas da sociedade civil. Dessa forma, vamos melhorar ainda mais a comunicação da Câmara. O Conselho terá papel importante para expandir ainda mais a TV Câmara nos municípios do interior, aumentando a participação popular”, disse.

Ela destacou ainda pontos importantes do encontro. “Durante a primeira reunião, discutimos projetos de lei e medidas que beneficiam as assembleias, auxiliando na execução do trabalho de ampliar o alcance das televisões legislativas no Estado, com projetos que podem diminuir os custos das assembleias com as transmissões das atividades parlamentares pelas emissoras de televisão e de rádio”, explicou.

A deputada Any Ortiz enfatizou a importância da participação de membros da sociedade civil no grupo de trabalho. “Os deputados e servidores estavam ansiosos pela posse dos novos conselheiros, escolhidos para o cargo devida a relevância e importância do trabalho de cada um em seus estados. Eles poderão contribuir muito, trazendo mais experiência para o Conselho”, destacou.

O deputado Luciano Ducci ressaltou a contribuição dos conselheiros para o Legislativo federal. “Esse nosso trabalho de coordenar as mídias digitais é de extrema importância diante da presença crescente das redes sociais na vida das pessoas. E agora contamos com conselheiros de fora da Câmara para ouvirmos a experiência deles e aproveitar as propostas que eles vão trazer da sociedade civil para melhorarmos a comunicação pública”, disse Ducci.

Conselho

De acordo com o Legislativo federal, cabe ao Conselho de Consultivo de Comunicação zelar pelo respeito à diversidade de opiniões e à pluralidade partidária na TV Câmara, na Rádio Câmara, nas notícias publicadas no Portal da internet e nas contas da Câmara nas redes sociais. O colegiado também cuida para que esses serviços respeitem os direitos das pessoas, além de oferecer informações precisas sobre os temas em debate no parlamento brasileiro e sobre o efeito das atividades da Câmara na vida dos cidadãos. O mandato é de dois anos, permitida uma reeleição.

O Conselho Consultivo de Comunicação Social foi criado em maio de 2019 para planejar como a Câmara dos Deputados deve se comunicar com a sociedade. Vinculado à Presidência da Câmara, atualmente é presidido pela deputada federal Any Ortiz e composto pelo secretário de Comunicação Social, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), pelo secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, deputado Luciano Ducci, pelo ouvidor-geral, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), pelo secretário de Transparência, deputado Bruno Ganem (PODE-SP), e pelo diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais, Cleber Queiroz Machado.

Além de Kátia Chagas, compõe a cota da sociedade civil no Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara o secretário de Transparência e Controladoria da Prefeitura de Porto Alegre, Gustavo Ferenci; a assessora de comunicação do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe, Aline Braga Farias Conceição; e o colunista do site GZH e do jornal Zero Hora e comunicador da Rádio Gaúcha e da RBS TV, Matheus Schuch de Souza.

Comunicação

Durante a visita, os novos membros do Conselho Consultivo de Comunicação conheceram o organograma e os setores vinculados à comunicação da Casa de Leis federal. A Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) é responsável pelas ações de comunicação, participação e mídias digitais da Câmara. Compete à Direx definir a linha editorial dos veículos de comunicação e zelar pela divulgação dos trabalhos legislativos. A Diretoria é composta pela Coordenação de Gestão Administrativa (Cogea), pela Coordenação de Conteúdo Institucional e Mídias Digitais (Comid), pela Coordenação de Operação e Tecnologia para Comunicação (Cotec), pela Coordenação de Relacionamento, Inteligência e Participação (Corip), pela Coordenação de Jornalismo (Cjor) pela Coordenação de Cerimonial, Eventos e Cultura (Cocec) e pela Coordenação de Transmissão em Tempo Real (Cotra).

Compartilhe
Leia Também
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios