Domingo tem eleição de novos membros do Conselho Tutelar
do NCom
Neste domingo (1°), haverá a eleição de novos membros do Conselho Tutelar. Em Londrina, 79 escolas municipais e Centros de Educação Infantil foram selecionados como locais de votação, situados tanto na área urbana como nos distritos e patrimônios rurais. Qualquer cidadão, com idade acima de 16 anos e portador do Título de Eleitor, pode comparecer das 8h às 17h e registrar seu voto na urna eletrônica.
Para conferir qual é o seu local de voto nas eleições para o Conselho Tutelar, basta acessar a página no Portal da Prefeitura, e informar o local de voto nas eleições gerais. O site também divulga a relação completa de 42 candidatos que disputam uma das 25 vagas oferecidas, bem como o número eleitoral de cada um.
Embora o voto na eleição do Conselho Tutelar não seja obrigatório, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Magali Almeida, convidou toda a população apta a votar para que participe. “Precisamos eleger conselheiros com conhecimento da legislação, realmente aptos ao trabalho. E por isso, mais do que votar em algum conhecido, o ideal é escolher o candidato mais preparado e capacitado, considerando o trabalho e o histórico dessa pessoa, para que sejam eleitos aqueles que vão realmente se comprometer na defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, frisou.
Quem for votar com o título em mãos, também precisa apresentar um documento oficial com foto. Para a identificação do eleitor, também será aceito o aplicativo e-Título. O acesso ao aplicativo, via celular, é feito com o número do CPF.
Durante a eleição, não é permitida a campanha “boca de urna”. Caso ocorra, a denúncia pode ser repassada a um dos fiscais, que estarão presentes em todos os locais de votação, ou diretamente para o CMDCA, enviando uma mensagem ao WhatsApp (43) 99941-1764, ou por ligação telefônica, para o número (43) 3378-0028.
A expectativa é que o resultado da votação seja divulgado na noite de domingo (1°). Os candidatos eleitos para a gestão 2024 a 2028 devem tomar posse no dia 10 de janeiro de 2024. Em Londrina, a eleição conta com apoio e participação das secretarias municipais de Recursos Humanos, Educação, Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, e de Assistência Social.