“Doutor Preto”, o deputado de Londrina

Londrina elegeu seu primeiro deputado estadual pelo PSD em 1947, e também o primeiro negro na Assembleia Legislativa do Paraná, Justiniano Clímaco da Silva, o “Doutor Preto”.
Ele morou num quarto alugado, numa casa que virou Edifício Cínzia e o Rodeio, com Milton Menezes, depois prefeito da cidade.

Comparado ao que elegemos recentemente fomos do Latim a ladeira abaixo. Luiz Geraldo Mazza já escreveu: “Folclore – O primeiro deputado negro do Paraná foi o médico baiano Justiniano Clímaco da Silva, representante de Londrina, que, entre outras façanhas, fez um discurso em latim para incluir Deus no preâmbulo da Constituinte estadual de 1947.
O hoteleiro Francisco Yonscher, dono do Grande Hotel, quando o recebeu o confundiu com o motorista e não o dono do carro. Ficaram amigos e mantiveram contato mesmo depois de encerrado o ciclo parlamentar.
Dizem alguns, para acentuar a erudição do médico, que o discurso em latim foi na ordem indireta, ”oratio obliqua”, como ensinavam os mestres.“ https://bit.ly/39A6kqL Quer saber mais sobre o Doutor Preto – https://bit.ly/2IICiFv e https://bit.ly/2TQgdtr
Detalhe: contam que ao chegar de viagem para sua posse como Deputado Estadual, em sua roupa empoeirada da viagem entre Londrina a Curitiba pela Estrada do Cerne, resolveu conhecer a Assembleia, quando foi impedido de entrar pelo segurança que não o reconheceu, ainda mais um negro dizendo ser deputado.
Foi ao hotel e na posse com seu terno impecável fez seu juramento em latim, já marcando território.

2 thoughts on ““Doutor Preto”, o deputado de Londrina

  • 09/03/2020, 10:25 em 10:25
    Permalink

    Deputado estadual com ele – Avelino Antonio Vieira, o contador de Tomazina e fundador do finado Banco Bamerindus.

    https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2724/1/Regis%20Clemente%20da%20Costa.pdf

    “Em Londrina, o candidato de Prestes, Manoel Jacinto Correia, foi lançado pelo PTB. Conforme noticiado pelo Jornal do Povo, em 12 de outubro de 1947, com a manchete “Vibra o povo de Londrina com a campanha eleitoral: cinco mil pessoas assistiram ao grande comício realizado no dia 11 do corrente” e destacava:

    O povo de Londrina se prepara para as eleições municipais do próximo domingo com a melhor disposição para a vitória. […] Abrindo o grande comício e sob aclamações da assistência, fez uso da palavra, o operário em construção civil, Manoel Jacinto Correia, inscrito sob a legenda do P.T.B.. […] Vieira Netto, o querido deputado comunista, foi o orador seguinte e fez a assistência vibrar com a profunda análise que fez da situação nacional e da importância das eleições municipais. (DOPS-PR BR PRAPPR.PB004.PT1468a.174, p. 139).

    O destaque para a atuação de Vieira Netto em campanhas para o legislativo municipal reforça o caráter de sua liderança no estado, como se pode notar no que fora noticia.”

    Podemos ver uma Londrina mais atuante em 1947.
    Tudo correu 73 anos atrás, numa cidade com 13 anos de emancipação política.

    Resposta
  • 09/03/2020, 15:12 em 15:12
    Permalink

    Como Londrina mudou… Na metade do século passado, elegia deputado negro. Hoje vota maciçamente em candidato que calcula peso dos cidadãos negros em arrobas, a mesma medida de peso usada para animais.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: