Grande Urbanista, prefeito notável, governador questionável. Morre Jaime Lerner

O ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, ex-governador do Paraná em duas oportunidades, morreu hoje. Lerner estava internado desde sexta-feira (21) no Hospital Evangélico Mackenzie por conta de complicações renais.

Nascido na capital paranaense em 1937, arquiteto e urbanista reconhecido internacionalmente, Jaime Lerner é considerado um dos melhores prefeitos que Curitiba já teve. Ele transformou a cidade com obras importantes. O principal legado foi a adoção do sistema de transporte  BRT, que instalou pistas exclusivas para ônibus articulados e terminais integrados pela cidade em 1974. Nos anos seguintes, o exemplo curitibano foi replicado em várias cidades do mundo. As gestões de Lerner na Prefeitura de Curitiba também foram marcadas pela criação de parques arborizados pela cidade, como o Jardim Botânico e A Ópera de Arame.

Ele também foi responsável pela criação e estruturação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em 1965 e participou do desenvolvimento do Plano Diretor de Curitiba.

Já como governador do Estado, teve dois mandatos controversos. Avesso ao dia a dia da política, às reuniões com deputados prefeitos, etc, deixou muito a desejar.

Se por um lado incentivou a industrialização tirando o estado da dependência total do agronegócio – entre outras empresas trouxe para o Estado a fábrica da Renault e dezenas de outras fornecedoras de peças; para Londrina trouxe a Dixie Toga e Atlas Schindler -, por outro implantou o Anel de Integração entregando as principais rodovias do Paraná para empresas, hoje se sabe, bandidas, que extorquiram o bolso do contribuinte com tarifas absurdas até hoje, atrapalhando em muito o desenvolvimento das cidades do interior que ficaram estranguladas com os custos absurdos impostos aos municípios pelos pedágios.

5 thoughts on “Grande Urbanista, prefeito notável, governador questionável. Morre Jaime Lerner

  • 27/05/2021, 10:51 em 10:51
    Permalink

    A única lembrança desse homem foram os 8 anos sem reposição salarial aos servidores do Estado. Passei o maior perrengue. Vai tarde. L
    E Ratinho está repetindo essa canalhice.
    Todo trabalhador tem direito constitucional a reposição salarial.

    Ratinho tem que perder a reeleição. 🙏🙏🙏

    Resposta
  • 27/05/2021, 11:03 em 11:03
    Permalink

    Como governador, foi o melhor prefeito de Curitiba!

    Resposta
  • 27/05/2021, 12:37 em 12:37
    Permalink

    Ninguém fala sobre o pedágio?

    Resposta
    • 27/05/2021, 15:28 em 15:28
      Permalink

      leia o post na integra

      Resposta
  • 27/05/2021, 20:01 em 20:01
    Permalink

    Esse ser fez um mal de dimensões incalculáveis ao sofrido povo do Paraná e por isso destruiu a sua, até então, honrosa biografia. Acabou para o mundo há muito tempo. Será lembrado eternamente por isso. O povo nunca o esquecerá pela sua maldição que muitos paranaenses suportaram, pagando inclusive com a vida. Me arrependo amargamente de um dia ter feito campanha para ele na sua primeira eleição para Governador. Traidor da pátria e do povo.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: