Lagos de Londrina serão revitalizados pela Sanepar. À esperar pra ver

fotos Emerson Dias

do N.Com

Nesta quinta-feira (4), os representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentaram ao prefeito Marcelo Belinati os projetos de revitalização dos Lagos Igapó III e IV e do fundo de Vale do Rubi. As melhorias fazem parte das metas de trabalho estabelecidas entre os dois órgãos públicos desde a formalização do convênio de cooperação e programas, para a prestação dos serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto do Município.

Segundo o prefeito, o objetivo dos projetos é revitalizar as áreas públicas, dos Lagos Igapó III e IV e do fundo de Vale do Rubi I e II, valorizando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da população, que poderá usufruir de mais espaços para o lazer e a prática de atividade física. “Solicitamos à Sanepar que, dentro desse trabalho em conjunto com a Prefeitura, pudéssemos cuidar dos espaços de preservação e dos fundos de vale, instalando equipamentos públicos adequados neles e integrando a questão ambiental com a qualidade de vida das pessoas. Agradeço muito à Sanepar por esse trabalho!”, disse Marcelo.

Os projetos preveem a execução de áreas de descanso, pistas de caminhada, calçadas e a instalação de bancos, lixeiras e luminárias de LED no entorno e integração destes lugares com os parques, além de sinalização hidrográfica de todo o município. A pista no entorno do Lago Igapó III terá uma extensão de 1.764 metros, a do Lago Igapó IV contará com 2.174 e do Vale do Rubi medirá 1.243.

Com a aprovação dos projetos, eles seguirão para a comissão avaliadora e, na sequência, devem ir para o processo licitatório. “Esse é um projeto de pista de caminhada toda estruturada, que terá parcerias da Sanepar com outras entidades. Se tudo ocorrer dentro do prazo estipulado, imaginamos que em torno de 120 dias iniciaremos as obras”, explicou o gerente geral da Região Nordeste da Sanepar, Rafael Malaguido.

O gerente industrial da Sanepar, Antônio Gameiro, explicou que, a contar da aprovação dos projetos pelo município e da finalização do processo licitatório, a execução das obras de revitalização deve levar cerca de 1 ano para ser finalizada, onde será investido aproximadamente R$ 5 milhões.

A Sanepar tem trabalhado para garantir o abastecimento de água dentro do município e do Estado do Paraná, mesmo durante a estiagem que o Estado vem atravessando. Londrina tem 100% dos domicílios com água tratada e 94% com rede de esgoto.

Deixe uma resposta