Londrina Mais Histórias celebra os 90 anos de Londrina
Do N.Com/Dayane Albuquerque
A abertura oficial da 7ª edição do Londrina Mais aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), no Parque Governador Ney Braga. Maior evento educacional do sul do Brasil, o Londrina Mais Histórias celebra em 2024 os 90 anos da cidade de Londrina. A expectativa é que receba 20 mil pessoas, incluindo 8 mil crianças da Rede Municipal de Educação e mais de 5 mil professores que participarão de atividades de formação.
Foto: Vivian Honorato/PML
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), contará com 100 estandes divulgando a produção científica realizada pelos alunos das unidades escolares da rede ao longo do ano, com o tema dos 90 anos de Londrina, e atividades interativas para o público em geral. O Londrina Mais acontecerá na sexta-feira (29), das 8h às 17h30, e no sábado (30), das 8h às 16h30. A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode visitar. Para proporcionar mais conforto aos participantes e visitantes, haverá food trucks e praça de alimentação. O estacionamento é gratuito.
Durante a cerimônia de abertura oficial, a SME lançou a 5ª edição da Revista Eletrônica da Educação e Londrina (REDE), que neste ano teve edição impressa e foi distribuída no evento. A atual edição da publicação tem o tema “Londrina 90 anos: Trajetória da Educação no Município”.
A abertura também incluiu os pronunciamentos de autoridades e belíssimas apresentações artísticas e culturais dos alunos do Programa Vencer. As crianças integrantes dos projetos de ginástica rítmica, dança, circo e karatê fizeram uma linda homenagem aos 90 anos de Londrina, com apoio da Associação Londrinense de Circo.
O prefeito Marcelo Belinati parabenizou a todos os envolvidos no Londrina Mais, bem como os professores da rede, diretores, coordenadores e outros profissionais da Educação, além dos estudantes. “Temos os melhores professores do Brasil aqui em Londrina. Nós precisávamos dar melhores condições para que estes profissionais pudessem exercer o seu trabalho, fizemos isso e o resultado veio. Eu quis ser prefeito para transformar essa cidade que eu amo e estou orgulhoso porque os londrinenses resgataram a autoestima que haviam perdido fazia muito tempo. E uma das coisas que sempre tocou o meu coração e em que eu acredito é a educação; por isso, nós investimos, nestes oito anos de mandato, na educação de Londrina, com muito amor. Meu mandato está acabando, mas foi uma honra ser prefeito desta cidade tão linda e amada. Estou muito feliz e grato com a transformação que aconteceu na educação de nossa cidade”, apontou.
A secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enfatizou que o Londrina Mais é um evento de formação dos professores. “Nós ofertamos mais de 5.500 vagas em palestras para os professores. Estamos esperando, pelo menos, umas 20 mil pessoas nos dois dias de evento, pois hoje foi a abertura oficial e os estandes estão sendo montados. É uma grande festa, e quem visitar o Londrina Mais Histórias vai encontrar todo o trabalho que foi feito em todas as escolas e creches do Município. Parabéns a todas as crianças, professores e diretores pelo excelente trabalho realizado ao longo do ano”, ressaltou.
A reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professora Marta Fávaro, também participou da abertura oficial. Em sua explanação, ela parabenizou a administração municipal por aproximar o espaço da escola da universidade, e registrou seus parabéns também aos professores por transformarem a realidade das crianças. “Quando nós falamos em ciência e em cultura, estamos fazendo, efetivamente, uma integração entre a educação básica e a superior, e isso é fundamental. Por isso, muito me orgulha estar aqui hoje, como professora, representando a universidade”, disse.
Entre os presentes, também estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Eduardo Tominaga, líder do prefeito na Câmara, Lenir de Assis, Matheus Thum e Santão; a deputada estadual, Cloara Pinheiro; o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El Kadri; e o presidente do Conselho Municipal de Educação, João Marcos de Lima. O evento também contou com a colaboração da intérprete de Libras, a professora Juliana Moraes.
Programação
A sexta-feira (29) será dedicada às palestras oferecidas aos professores, com temas referentes à saúde dos educadores, bom relacionamento nas escolas, uso de Inteligência Artificial (IA) em ambiente escolar e a história da cultura africana e de povos nativos do Brasil. Clique aqui para ver a programação completa das palestras.
Já o sábado (30) será voltado à participação dos estudantes e seus familiares. Haverá apresentações esportivas e artísticas, de modalidades como basquete, handebol, capoeira, xadrez, ballet, dança e ginástica rítmica. O mapa com os locais onde acontecerão as apresentações pode ser consultado pelo link Londrina Mais Histórias – Mapa Programa Vencer.