Londrina recebe 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares

do N.Com

O Município de Londrina vai receber, no final deste mês, 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina. O evento anual celebra o Mês da Consciência Negra e o aniversário de 87 anos de Londrina. Ele será realizado em frente à Biblioteca Pública de Londrina, situada na Avenida Rio de Janeiro, 413.

De forma integrada, entre os dias 19 a 21 de novembro e 2 a 10 de dezembro, o Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira (Imecab) apresentará a 1ª Feira Afro Quilombo Cultural de Afro Empreendedores e a 5ª Mostra de Música Afro Brasileira. As iniciativas buscam apresentar as produções de artes visuais, literatura, música e várias manifestações artísticas.

Divulgação

A primeira feira de empreendedores afro tem a intenção de reunir comerciantes ligados à cultura afro, para que eles ofertem e comercializem seus produtos, incluindo artigos de moda, artesanato, livros e outros. Os interessados em participar podem se inscrever através do site do IMECAB até domingo, dia 7 de novembro. Podem fazer a inscrição todos os comerciantes (pessoa jurídica ou física), que trabalham com bens, produtos ou serviços da cultura afro.

O encontro possibilitará que mais de 40 empreendedores de Londrina gerem renda através da celebração da identidade negra. Caso a participação seja ativa, os organizadores estudam propor a ação como parte integrante do Calendário de Comemorações Oficiais do Município.

Para a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, é cada vez mais necessário abrir espaço para os debates acerca das questões raciais “O objetivo da mostra é refletir sobre questões étnicas e raciais, trazer a cultura negra para a nossa realidade. Acho importante discutirmos isso no século XXI, visto o histórico de racismo que temos no país. É um momento para darmos visibilidade e oportunidade a esse público, pois temos que reconhecer e respeitar as diferenças que fazem parte do nosso dia a dia”, afirmou Araújo.

Os curadores responsáveis pelo 1ª Feira Afro Quilombo Cultural de Afro Empreendedores são: Stanley Kennedy Garcia, Thatianne Andrea da Silva, Alexandre Cézar, Vagner Nogueira, Agenor Evangelista, Professor Joaquim Braga e Ângela Maria. De acordo com Stanley, o evento havia sido originalmente planejado para acontecer no Bosque Central, mas como o espaço está passando por uma grande revitalização e modernização, o grupo decidiu realizá-lo na Biblioteca Pública de Londrina. Neste último, há espaço, tanto dentro quanto em frente ao prédio histórico, para abrigar oficinas, palestras, praça de alimentação, eventos musicais e artísticos, que devem acontecer durante a feira.

Sobre a mostra – Realizada pela primeira vez em 18 de novembro de 1986, a Mostra Afro-Brasileira Palmares tem sido aclamada tanto pela crítica especializada, quanto pelo público que compareceu nas edições já realizadas. O evento busca trazer a arte e a cultura negra de forma a contribuir para o desenvolvimento econômico de Londrina, assim como para a manutenção do patrimônio artístico e cultural da região. A mostra também abre espaço para artistas negros e de periferia, fortalecendo as ações do Movimento Negro no Estado do Paraná.

Mais informações podem ser obtidas entrando em contato com o organizador Vagner Nogueira, através do número (43) 99630-7827 ou pelo endereço de e-mail [email protected]

Leia Também

Juiza nega prisão de Willian Bonner acusado de "incentivar a vacinação de crianças"

Magistrada diz que o Judiciário não pode ‘afagar delírios negacionistas’ e chama ação de panfletagem...

Mais 8 mortes por covid no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (12) mais 12.690 casos e oito...

Outra novidade é o PIX. Aproveite e faça um PIX aí

Este blog existe há quase 14 anos e se transformou em ótima fonte de informação,...

Comente!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Buscar

Apoie o Blog

Paçoca TV

Governo do Paraná: Coronel Malucelli pode entrar na disputa
Governo do Paraná: Coronel Malucelli pode entrar na disputa
19:29

Paçocast

Enquetes

Nenhuma enquete aqui no momento, mas fique atento! Em breve novas enquetes no Paçoca com Cebola!
Barra Lateral 01
Barra Lateral 02
Barra Lateral 03
Barra Lateral 04