Londrina sob risco de Epidemia de Dengue. Praça Rocha Pombo mostra o descaso

A Praça Rocha Pombo, descaso do poder público

A própria Secretaria de Saúde de Londrina admite: o risco de uma epidemia de dengue na cidade é grande. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e sua equipe apresentaram, ontem o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. De acordo com os dados obtidos, o Índice de Infestação Predial foi de 12,1%, o que significa que a cada 100 casas vistoriadas pelos agentes, 12 apresentaram focos positivos do mosquito.

A foto acima é da praça Rocha Pombo, que os maldosos chamam de Racha Pomba. É uma das mais bonitas de Londrina. E sua beleza contrasta com o total abandono e descaso. 


O resultado do levantamento feito pela prefeitura aponta situação de risco para uma epidemia de dengue. Isso porque o Ministério da Saúde classifica que, nos municípios com índice de infestação predial acima de 3,9%, há risco de surto da doença. Índice abaixo de 1% é considerado satisfatório, e entre 1% e 3,9% é considerado como situação de alerta.

Os dados foram apresentados na primeira reunião deste ano do Comitê Gestor Ampliado Contra a Dengue em Londrina. Segundo Machado, a Secretaria Municipal de Saúde analisa o resultado com muita preocupação, já que este é o LIRAa mais alto dos últimos quatro anos, para o mesmo período. O primeiro levantamento do ano de 2017 apontou o índice de 4,1%, em 2016 foi 8% e, em 2015, 10,1%. No último LIRAa de 2017, divulgado no final de novembro, o índice geral verificado foi de 4,3%.

Compartilhe
Leia Também
Comente

3 Comments

  1. Gotardo

    Meu amigo, a situação é muito mais perigosa. O mesmo mosquito que espalha a dengue espalha a febre amarela, que virou endemia em nosso estado vizinho, São Paulo. O problema mostrado pelo blog, aqui em Londrina, tem dois responsáveis: o ministério da Saúde comandado pelo Barros, que é do partido do prefeito (por isso o prefeito fica caladinho mesmo que as verbas federais pra saúde não chegam a Londrina) e o próprio prefeito, que dorme em berço esplêndido. Até alguns anos atrás, os imóveis eram constantemente fiscalizados pelos agentes da saúde de combate à dengue. De um ano para cá eles praticamente desapareceram. Para alegria e felicidade dos mosquitos. E para o perigo de desgraça iminente dos londrinenses.

  2. Walter Siqueira

    Marcelo, pelo amor que tem em Deus e respeito aos cidadãos de Londrina. Você é médico e tem consciência do risco. Tira esse cabra que esta alojado na Secretaria de Saúde. Não é do ramo e é muito fraco. Coloca um médico na pasta. Melhore essa equipe fraquísima que tema na Prefeitura em tempo. Começando pela saúde.

    1. Reginaldo

      Mas tem que ser um médico que saiba administrar. Porque a maioria não sabe administrar nem a própria clínica….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios