Mais uma obra desencalacrada: Terminal do Acapulco é entregue. Dobrou de tamanho
Após obras de reconstrução que incluíram a demolição completa da antiga estrutura, a Prefeitura de Londrina entregou à população, na manhã desta terça-feira (30), o novo Terminal Acapulco, na zona sul da cidade. Localizado na avenida Chepli Tanus Daher, próximo à marginal da PR-445, o espaço de integração do transporte coletivo começou a operar por volta das 10h.
O início do funcionamento foi acompanhado da desativação da estação provisória montada nas imediações do terminal original, utilizada pelos passageiros desde agosto de 2022 como estação de embarque e desembarque. A expectativa é que a retirada da guarita, dos pontos e bancos temporários presentes na área comece na quinta-feira (2).
Mais moderna, segura, confortável e acessível, a construção recém-finalizada teve investimentos na ordem de R$ 12.178.688,97 entre recursos federais e municipais. A edificação conta com piso tátil, informações em braille para pessoas cegas ou com baixa visão, rampas para cadeirantes, guarda-corpos, bancos com encosto, lixeiras, guaritas, bicicletário, paraciclo e vestiários. Há também sanitários, fraldário, áreas de circulação, copa, lavabos e salas administrativas.
Ampliado de 1.724,50 m² para 3.488,35 m², o novo terminal recebeu sistema de drenagem, paredes e painéis, esquadrias e vidros, ampla cobertura metálica, revestimentos em divisórias e tetos, impermeabilização e isolamento acústico, calçamento de pisos internos e pavimentação externa.
O local ganhou novas plataformas de embarque e desembarque, totens de informação, instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado. As intervenções contemplaram ainda a instalação de iluminação em LED, bem como a implantação de sistemas de voz, telefônico e de videomonitoramento.
As pistas de rolamento dos ônibus foram expandidas e concretadas para suportar veículos de grande porte, enquanto as ruas do entorno ganharam recape asfáltico. Nas vias internas e externas do terminal, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou a atualização da sinalização viária.
Para o prefeito Marcelo Belinati, a entrega do terminal vai trazer mais qualidade de vida aos usuários do sistema. “Foi derrubado o antigo e construído um novo com tudo o que tem de bom e de mais moderno. Uma obra fantástica que conta com iluminação em LED, câmeras de segurança, banquinhos para a população, bebedouro, banheiro. Tem também local para deixar bicicleta, tem banheiro para tomar um banho antes de voltar para casa. Acho que ficou bacana e que vai trazer muito conforto aos usuários”, avaliou.
Na opinião do diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a entrega de um lugar mais amplo e aconchegante, inaugurado já com internet Wi-Fi liberada para todos os passageiros, é mais uma conquista de Londrina no campo do transporte público e da mobilidade urbana.
Ele destacou que, juntamente com a inauguração de outros terminais de bairro na zona norte, a atual gestão tem investido na valorização das pessoas que mais precisam, sobretudo trabalhadoras e trabalhadores, oferecendo deslocamentos mais ágeis e atrativos.
“Este é o quarto terminal completamente reconstruído pela administração Marcelo Belinati. Em todos eles, conseguimos resolver o problema da chuva que incomodava os passageiros quando ventava forte. E, em todos os locais, tivemos sucesso em oferecer qualidade e eficiência aos usuários”, destacou Cortez.
João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação, enfatizou que a estrutura toda ficou moderna, segura e confortável aos passageiros, que precisam contar com um local tranquilo em seus deslocamentos diários. Ele frisou que, pelo tamanho da intervenção e dos investimentos, certamente o terminal vai perdurar por muitos anos.
Quem concorda é a aposentada Rita Alves Amorim, de 70 anos, moradora do Jardim Acapulco. Ela contou que não utiliza o transporte coletivo regularmente, mas que recorre aos ônibus sempre que necessário. Na avaliação dela, que aproveitou os quitutes oferecidos durante a inauguração, o novo terminal “além de bonito, é funcional”. “Achei muito bom! Hoje eu comi salgadinho, tomei refrigerante. A obra está aprovadíssima, valorizou muito o nosso bairro. A gente está vendo que é uma estrutura de ponta, coisa boa mesmo”, afirmou.
Via marginal – Para diminuir o tempo de percurso das viagens e retirar, das ruas internas do Jardim Acapulco, a circulação dos ônibus que chegavam pela avenida Dez de Dezembro para acessar o antigo terminal, a reconstrução do espaço foi acompanhada das obras de duplicação da marginal da PR-445. A intervenção foi feita no trecho de aproximadamente 450 metros em frente ao 5º Batalhação de Polícia Militar. A medida era um pedido dos moradores da região.
O tráfego neste perímetro, que funcionava somente em mão única rumo à saída para Curitiba, saltou de uma para duas pistas, contemplando quatro faixas de rolamento nos dois sentidos de circulação. A providência possibilitou que o trânsito na marginal passasse a fluir também no sentido Cambé, viabilizando acesso direto ao terminal.
A rotatória da Dez de Dezembro sob o viaduto da PR-445 foi readequada e ganhou uma terceira área de rolagem. Já as passarelas sobre o canteiro, para quem anda a pé, agora estão alinhadas com faixas de pedestres em frente aos semáforos, facilitando uma transposição segura da rodovia.
Os ajustes viários para agilizar o acesso ao Terminal Acapulco envolveram também a edificação de uma nova rotatória entre a marginal da PR-445 e a avenida Chepli Tanus Daher, nas proximidades do 3° Grupamento de Bombeiros – Posto Zona Sul.
Terminal – O Terminal Acapulco conta com 23 linhas e atende diariamente cerca de 8,5 mil clientes do transporte coletivo. O espaço de integração, um dos oito do sistema de transporte público londrinense, funciona de domingo a domingo, das 5h à meia-noite e meia.
Confira as linhas que passam pelo local:
204 – Tito Leal
205 – Cafezal
207 – Acapulco – Unopar (Jd. Piza)
214 – Jamile Dequech
215 – Novo Perobal
216 – Chácaras São Miguel
217 – Vivendas do Arvoredo
218 – Jatobá
219 – Nova Esperança
226 – Santa Joana
227 – Jardim botânico
260 – Usina Três bocas
270 – Selva
271 – Coroados
601 – Terminal Acapulco – Terminal Central
602 – Terminal Irerê – Terminal Acapulco
603 – Terminal Irerê – Terminal Central (via Terminal Acapulco)
800 – Terminal Acapulco – Terminal Vivi Xavier
801 – Centro Cívico
904 – Terminal Vivi Xavier / UEL / Terminal Acapulco
905 – Terminal Acapulco – HU
906 – Avelino – Estação Catuaí
907 – Terminal Acapulco – Gleba Palhano
Pq Gustavo Richa foi mandado embora da Fundacão após compra do PISO?
Graças a Deus, mas a trincheira da Leste Oeste, nada né, só pedindo dilatação no prazo de entrega, e aumento no valor da obra, mistério grande né pessoal