Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Ministros Flávio Dino e Zanin votam pela cassação do mandato da deputada Carla Zambeli

0 comentário

Ministros Flávio Dino e Zanin votam pela cassação do mandato da deputada Carla ZambeliOs ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram, nas últimas horas, pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.Ministros Flávio Dino e Zanin votam pela cassação do mandato da deputada Carla ZambeliMinistros Flávio Dino e Zanin votam pela cassação do mandato da deputada Carla Zambeli

A decisão dos ministros acompanhou a do relator do processo, Gilmar Mendes, levando à soma de quatro decisões favoráveis pela cassação da parlamentar, contra zero votos contrários. Também acompanharam a tese do relator, os ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.

No entanto, o ministro Kassio Nunes pediu vistas e adiou a decisão final. Falta apenas um voto para que a deputada seja condenada.

Carla Zambelli se tornou ré no STF em agosto de 2023, após sacar uma arma de fogo e perseguir o jornalista Luan Araújo pelas ruas de São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

“É uma contradição insanável que um representante político ameace gravemente um representado, como se estivesse acima do cidadão ao ponto de sujeitá-lo com uma arma de fogo, em risco objetivo de perder a sua vida”, destacou Dino ao declarar seu voto.

Outros sete ministros devem votar no plenário virtual até o dia 28 de março. Caso a parlamentar seja condenada, deverá cumprir cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto.

Na sexta-feira (21), o advogado de defesa da deputada, Daniel Bialski, declarou em nota enviada à redação da Agência Brasil que houve cerceamento de defesa, impedida de fazer sustentação oral no julgamento. “Esse direito do advogado não pode ser substituído por vídeo enviado – cuja certeza de visualização pelos julgadores inexiste”, declarou.

Da Agência Brasil

Tópicos:
Compartilhe:

Veja também

Deixe o primeiro comentário