Moraes vota por condenação de mais oito réus do 8 de janeiro. Um deles é de Londrina
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de mais oito réus dos atos golpistas de 8 de janeiro. O plenário virtual do STF começou a julgar nesta sexta-feira (13) o quarto grupo de acusados pelas manifestações que terminaram em depredação dos prédios sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no início do ano, em Brasília.
Nesta leva, estão sendo julgados pessoas presas dentro do Palácio do Planalto. O julgamento desse grupo acaba no próximo dia 20. Relator dos processos relativos ao 8 de janeiro, Moraes votou por penas de 3 a 17 anos, além do ressarcimento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
Até agora, Moraes tinha votado por penas a partir de 12 anos. No entanto, nesta leva, o ministro propôs pena de três anos para dois réus, por considerar que eles tiveram menor grau de participação na depredação ao Planalto.
Os réus respondem às seguintes acusações: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.
Confira os réus e as penas definidas por Moraes:
• Raquel de Souza Lopes, de Joinville (SC): 17 anos de prisão;
• Cibele da Piedade Ribeiro da Costa Mateos, de São Paulo: 17 anos de prisão;
• Charles Rodrigues dos Santos, de Serra (ES): 14 anos de prisão;
• Gilberto Ackermann, de Balneário Camboriú (SC): 17 anos de prisão;
• Fernando Placido Feitosa, de São Paulo: 17 anos de prisão;
• Fernando Kevin da Silva de Oliveira Marinho, de Nova Iguaçu (RJ): 17 anos de prisão;
• Felipe Feres Nassau, de Brasília (DF): 3 anos;
• Orlando Ribeiro Júnior, de Londrina (PR): 3 anos.
Paralelamente, o plenário virtual do STF está julgando a terceira leva de acusados até o dia 16. Ao todo são sete réus, cinco presos no Palácio do Planalto e dois dentro do Congresso Nacional.
Sorte do londrinense, que poderá receber uma pena simbólica. Londrinenses muito mais golpistas estão se safando numa boa. Gente que empurrou patriotários para o front e ficou quietinha em casa (ou na rotatória da Higienópolis) esperando o sucesso da empreitada golpista. Se desse certo, esses malandros sairiam às ruas para comemorar e ocupar seus postos de comando no novo governo miliciano-militar. Outros ainda mais espertos, como a história do gato, deram o tapa na democracia com mãos alheias mas esconderam suas próprias mãos. O Estado Democrático de Direito, para sua própria defesa, deve levar ao xilindró o grande chefe do golpismo e seus aliados diretos, especialmente, os financiadores e os fardados que traíram a própria farda que vestem.
Só para lembrar…………..
Quá! Quá! Quá! Como é engraçado ver patriotário, essa racinha que cultua ladrão de joias e lavador de milhões de reais na compra de dezenas de imóveis em dinheiro vivo, chamando Lula de ladrão. Quá! Quá! Quá! E esses bolsonaristas ainda acreditam que são levados a sério por gente séria e democrata. Quá! Quá! Quá! Chupa, que essa cana não é doce…
A véio, esse disrcurso de dar calo no ovo esquerdo mais uma vez?
Evolui……..
‘Se hoje temos a eleição do Lula, isso se deveu a uma decisão do STF’Quando o decano do STF confessa, em Paris, onde discutiam problemas e o destino do Brasil, que Lula foi alçado ao cargo de Presidente do Brasil não nos surpreende a existencia de tarefas distintas aos envolvidos.
Por um lado, a uma ala cabe resgatar do fundo de uma cela o candidato que atenda os interesses do grupo, a outra ala cabe a atribuição de exterminar toda e qualquer possível oposição mantendo-os impedidos de participarem do jogo democrático e por fim, aos menos representativos, mais covardes e omissos, mas não menos perigosos, cabe validar decisões exdruxulas.
Condenações de Orlando, Moro, Deltan, Daniel Silveira, Bolsonaro e apoio declarado a Maduro, Ortega, Cuba, Hamas são mensagens subliminares de que a cada declaração de Lula, o Brasil se aproxima cada vez mais de ser colocado no rol de países integrantes do Eixo do Mal.
Ó céus! E ainda há bolsonarista que dá crédito a fake news espalhados pela véinhas e véinhos do zap. Quá! Quá! Quá!
Bem fundamentada sua argumentação hein!
Antes era culpa do FHC, depois do Aécio, mais a frente do Joaquim Barbosa e por fim a dupla Moro e Deltan.
Já podemos deixar anotado que agora são as tias do Zap? Meio veronhosa hein essa anotação hein……..