O que teria dito José Richa ao filho que estava prestes a abraçar os ideários do golpe naufragado?

Li e reli a nota do deputado federal Beto Richa sobre o recuo que foi obrigado a fazer para não perder o mandato ao tentar deixar o PSDB e se filiar ao PL de Jair Bolsonaro.

No texto, Beto disse ter sonhado com o pai, José Richa, na noite anterior à visita ao ex-presidente Bolsonaro. Porém, pelo jeito, pouco aprendeu com o ex-prefeito de Londrina, ex-governador do Paraná, e ex-senador da República.

Natural do Rio de Janeiro, ainda garoto, José Richa mudou-se com a família para o Paraná. Estudou odontologia e abraçou a política. Eleito deputado federal em 1962 pelo PDC, após o golpe militar ajudou a fundar o MDB, partido de oposição à ditadura. Ele, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Afonso Arinos, Mário Covas, Ulisses Guimarães e outros mais lutaram contra a ditadura e organizaram o movimento pelas eleições diretas. Foi também fundador do PSDB.

O que teria dito José Richa no sonho ao filho Carlos Alberto Richa que logo depois iria se encontrar com Jair Messias Bolsonaro, um cidadão que prega  exatamente o oposto de tudo pelo qual o velho pai defendia e tanto lutou.

Admirador de Carlos Brilhante Ustra, um dos mais conhecidos torturadores do golpe militar, Jair Messias é o ícone da esculhambação das instituições democráticas. Mais do que isto, a cada dia são confirmadas mais provas de que ele e um grupo de apoiadores tentaram dar um golpe no país. Isto mesmo, não aceitaram a derrota na eleição e queriam colocar o Brasil novamente sob as botas de um ditador.

O que será que disse José Richa ao filho Beto Richa no seu sonho?

Com o passado democrático de José Richa é difícil acreditar que teria aconselhado o filho a embarcar nesta nau errante.

Compartilhe
Leia Também
Comente

4 Comments

  1. Jeguildo

    Revirou no tumulo

  2. Bispo Ramos

    Continua no PSDB por oportunismo, mas a alma é bolsonarista. E o PSDB mantém Beto Richa também por oportunismo mas a serviço do bolsonarismo. Daqui a pouco o deputado federal Beto Richa estará defendendo anistia aos golpistas, aos terroristas que invadiram e espalharam destruição nas sedes dos três poderes. Mais um que deverá ser levado ao lixo da história do Paraná.

  3. Biro

    Betinho de deixou levar pela sede do poder. Não é novidade para ninguém que o Bolsonaro vai eleger boa parte dos prefeitos nessa eleicao. E o Richa se deixou seduzir pela galinha morta que seria concorrer a prefeitura de Curitiba von apoio do mito. Não é ideal fde política como o que guiava seu pai. É sim sede de poder. Isso sim move os políticos de hoje em dia.

  4. Urubu Vermelho

    Se o pai estivesse vivo, o filho, que cresceu politicamente à sombra do pai, com certeza, não iria se reunir com alguém que defende a ditadura e torturador. O filho, com o caráter que lhe é peculiar, poderia incensar o golpista na calada da noite mas nunca teria coragem de fazê-lo à luz do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios