Oposição critica Ratinho Jr pela pressa em vender a Ferroeste
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) subiu à tribuna nesta segunda-feira, 19, para questionar o governador Ratinho Junior sobre a pressa em enviar projetos de lei em regime de urgência para a Assembleia Legislativa, sem permitir um debate mais amplo com o povo paranaense.
Um exemplo disso foi o projeto de desestatização da Estrada de Ferro Paraná-Oeste S/A (Ferroeste), aprovado hoje por 41 votos sem a possibilidade de consulta pública ou um estudo mais criterioso sobre o tema. “É impossível votar um projeto dessa natureza. É muito ruim quando o governador não respeita esta Casa, impossibilitando a discussão na Assembleia”, destacou Luciana.
A proposta autoriza o governo a alienar total ou parcialmente a Ferroeste, incluindo seus ativos e controle acionário.
A parlamentar também expressou preocupação com o escoamento da safra após a privatização da estatal. “O governador não leva em conta nada disso, não está preocupado com a agricultura do nosso estado, nem se haverá alteração nos valores no escoamento dos produtos”, afirmou. Ela destacou que a privatização não é sinônimo de qualidade e lembrou que os serviços da Copel pioraram depois da venda de parte do controle da empresa.
Luciana ainda questionou: “Assim como foi feito com a Copel, a Compagás, as escolas estaduais e a Sanepar, o que mais falta vender em nosso Estado?”
Pelos trens da Ferroeste são escoados, anualmente, cerca de 800 mil contêineres, principalmente grãos (soja, milho e trigo) e farelos , com destino ao Porto de Paranaguá. No sentido importação, a ferrovia transporta principalmente insumos agrícolas, adubo, fertilizante, cimento e combustíveis.
Boa, Ratinho Jr. Coloque logo a Ferroeste nas garras do setor privado e aí veremos o apetite desse setor por lucros e mais lucros. Tranquilo… o setor que mais usa a Ferroeste, o agro, essa turma que adora investir no bolsonarismo, está nadando em dinheiro . Quá! Quá! Quá!
Ratinho Jr. deveria mudar seu nome para Bolsonarinho Jr. O governador está desesperado para completar o que foi combinado, em 2020, com o governo Bolsonaro: a entrega da Ferroeste ao setor privado. O que será que o governador vai ganhar com a privatização da Ferroeste? Prova de que é bom administrador, duvido muito. Aliás, se fosse, estaria na administração das empresas do pai, não é?
É impressionante e sem escrúpulos que o atual inquilino do Palácio das Araucarias se comporte como um Autocrata em relação aos preceitos, ritos e liturgias que permeiam a forma de agir de um Administrador Público. Por que projetos polêmicos que envolvem sobretudo venda do Patrimônio Público que renderão ao Estado Bilhões de Reais ( sem definir regras de onde serão aplicados estes recursos de enorme interesse social), são colocados às pressas, no final das sessões ou no apagar das luzes do ano Legislativo, como se o mundo fosse acabar? Sem admitir um mínimo de discussão que garanta total TRANSPARÊNCIA e possa dirimir todas as dúvidas e questionamentos pertinentes, nada é permitido e ponto final. Tem sido assim no Paraná da atual gestão. E tudo corre as mil maravilhas pq seus amestrados aliados com muito pouco pudor ou compromisso com as verdadeiras e coerentes práticas da Administração Pública, aprovam em tempo recorde gerando mais suspeitas que deveriam ser investigados pelo Glorioso Ministério Público do Paraná. Mas o pior é que nenhuma Instituição da Sociedade Civil se manifestou em relação a estes absurdos. Se comportam como surdos, mudos e segos. Vc paranaense que votou e deu um cheque em branco ao eleito, reflita se valeu a pena.
Esse governador tá de sacanagem com o Paraná. A Ferroeste foi criada em 1988, o governador era Álvaro Dias. Bastou o grande capital eleger o governador do pedágio, Jaime Lerner, e a Ferroeste foi entregue, em 1996, ao setor privado. Deu merda. O endeusado setor privado dos neoliberais nem cumpriram os acordos e a Ferroeste fico em vias de virar sucata. O governador Requião, em 2006, não aceitou aquela situação e a Ferroeste voltou para o controle do estado. Agora aparece esse filho de apresentador tosco de TV para entregar, provavelmente a preço de banana, a Ferroeste ao setor privado. E para os idiotas que dizem que setor público é incapaz de administrar suas empresas, digo, olhem os resultados da Ferroeste. Eles provam que vocês são uns babacas. A Ferroeste, além de atender às necessidades econômicas do estado, ela é lucrativa.
Aposto que ela tem uma excelente proposta pro pessoal dos correios cuidar disso. Da mesma forma que alguma outra anta do PT sugeriu meses atrás como alternativa aos aplicativos de transporte. Depois disso só esperar o pior.
uma deputada petista que está preocupada com a agricultura? é cilada bino
Tu tem QI de bolsonarista? Cilada é o que o seu adorado Ratinho Jr. está deixando para o Paraná. É a mesma cilada criada com a privatização das ferrovias no governo FHC. É a mesma cilada deixada pelo Jaime Lerner quando privatizou essa mesma Ferroeste e ela ficou anos sem receber os investimentos prometidos pelo setor privado.