Orçamento Secreto e o desrespeito

Fabio Rodrigues Pozzebom/agência

O Congresso Nacional desafiou nesta segunda-feira o Supremo Tribunal Federal (STF). Senadores e deputados votaram um projeto que dita as regras para as chamadas emendas do relator, com as quais o Governo Jair Bolsonaro gere o chamado “orçamento secreto”.

Ao contrário do que instruiu o STF, contudo, os parlamentares mantiveram o sigilo sobre quem já foi beneficiado pelas emendas —o repasse desse tipo de emenda também está suspenso por ordem do tribunal. A expectativa, agora, é de que a votação desta segunda-feira também seja questionada no Supremo.

O “orçamento secreto” garantiu ao Governo apoio para aprovar projetos importantes, segundo as suspeitas levantadas por reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. No dia 9 de novembro, enquanto o Governo trabalhava para aprovar a PEC dos Precatórios, o STF impôs um freio nesse mecanismo, por entender que faltava transparência.

do El País

Compartilhe
Leia Também
Comente

2 Comments

  1. Genildo

    Bom dia Sr. Paçoca seja bem-vindo. Vejo que o tema “ORÇAMENTO SECRETO” atiça não só a sua curiosidade, mas a de todos nós e de forma muito justa, todavia temos em nossas paragens um “ORÇAMENTO SECRETO” só que disfarçado e que atende pela alcunha de “renuncia fiscal”, renuncia esta orçada em 17 bilhões de reais para o ano de 2022. É dinheiro pra caramba né, ainda mais quando ela ocorre em um momento de crise orçamentária causada por uma pandemia e o detalhe, houve um salto de 12 para 17 bilhões de um ano para outro ainda mais quando se brada aos 4 ventos que o orçamento esta deficitário em 2 bilhões.
    Eu me coço de curiosidade em saber quem são os benificiários, o senhor não? Eu tenho certeza que é um tema que vai impressionar muita gente, a mim não………

  2. Luiz Flávio

    Teve um bostinha que declarou em auto e bom som que chegaria um momento em que governo não iria cumprir decisões do STF. Pois é, já começaram, e agora José? O que o presidente do Supremo tem a dizer? A instituição vai colocar o bostinha no seu lugar insignificante ou irá se “apequenar” outra vez, colocando o rabinho entre as pernas e sair de fininho, como afirmou o Idiota da Pensilvânia, sair a francesa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios