PF coleta em 3 Estados DNA de 33 suspeitos de roubos a banco e cumpre 2 mandados de prisão em Londrina

Da PF

Curitiba/PR – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (20/12) a Operação *Tangram para cumprir 2 mandados judiciais, sendo 1 de prisão preventiva e 1 de prisão temporária, além de coletar material genético (DNA) de 33 indivíduos suspeitos do crime de roubo a banco, praticados no ano de 2018, nas cidades de Pitanga, Lapa, Ponta Grossa, Colombo e Palmeira, todas no Paraná. As coletas de DNA ocorreram nos Estados do Rio Grande do Norte, Rondônia e Paraná.
Os mandados de prisão serão cumpridos na cidade de Londrina e as coletas de DNA serão realizadas nas cidades de São José dos Pinhais/PR, Piraquara/PR, Londrina/PR, Porto Velho/RO e Mossoró/RN. Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa/PR.
O inquérito policial foi instaurado no dia 19/03/2018 após ataques de diversos criminosos armados a três instituições bancárias na cidade de Pitanga/PR.
A partir da coleta de vestígios e apreensão de evidências nos locais de crime, inclusive um mapa que indicava o posicionamento dos participantes da ação armada na cidade de Pitanga/PR, foram realizadas várias diligências policiais e elaborados laudos periciais inclusive de confronto balístico que apontaram que algumas das armas dos criminosos foram usadas em roubos a banco em 5 cidades distintas, em períodos diversos.
A coleta de material genético (DNA) no dia de hoje visa identificar outros criminosos que teriam participado de roubos a banco em cidades do Paraná.
Os mandados de prisão relacionam-se a indivíduos contra os quais há indícios suficientes de participação na ação criminosa contra instituições bancárias em Pitanga/PR.
Os presos serão indiciados pelos crimes de roubo qualificado, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão.
*Tangram – é um quebra-cabeça com peças de tamanhos diferentes, em alusão ao mapa que foi encontrado rasgado pelos suspeitos em um dos locais de crime. O mapa estava rasgado em pedaços de tamanhos diferentes e foi preciso ser montado, assim como o quebra-cabeça.

Deixe uma resposta