Qual o município com o melhor índice de gestão fiscal do Paraná?

Acertou quem disse….São Jorge do Ivai!

O tradicional estudo do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 2019, tendo como base 2018, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), aponta São Jorge do Ivai como o município com a melhor gestão fiscal do Paraná.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF analisa as contas das cidades brasileiras por meio de quatro indicadores, com base em dados oficiais.

O primeiro lugar estadual foi obtido com o índice 0,9647, que coloca São Jorge em 7º lugar no ranking nacional. O índice máximo em cada área avaliada é 1,000. Em Investimentos (mede a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos, aqueles que geram bem-estar à população e melhoram o ambiente de negócios) o município teve o valor máximo. Em Autonomia (analisa a relação entre as receitas com origem na atividade econômica do município e os custos para financiar a sua existência) teve 0,9633. Em Gastos com Pessoal (mostra quanto gasta com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida) obteve 0,9510.

Não é pouca coisa. São Jorge do Ivai deixou para trás centenas de municípios paranaenses e desbancou 5.530 municípios do Brasil.

Inclusive Maringá, cidade que fica a 50 km de distância. Maringá ficou em 59º lugar entre os 399 municípios do Paraná e em 298º entre os 5.537 municípios avaliados no Brasil.

O município com o melhor índice de gestão fiscal do Paraná por pouco não escaparia da proposta – caso seja aprovada e vire lei – que cria mecanismos de incentivo para a fusão e incorporação de municípios com menos de 5 mil habitantes.

São Jorge do Ivai tem 5.551 moradores.

“O ranking este ano surpreendeu porque teve a presença de municípios pequenos e grandes, o que é positivo, porque acaba com a ideia de que município pequeno não consegue gerir bem o seu orçamento”, destacou a analista de estudos econômicos da Firjan, Nayara Freire. (Fonte: matéria publicada no site da Firjan)

Deixe uma resposta