Ratinho e Belinati na India em busca de investimentos

Governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera missão comercial à Índia

A comitiva paranaense liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior iniciou, nesta quinta-feira (11), os compromissos da missão internacional na Índia com uma visita ao grupo Tata Consultancy Services (TCS), multinacional que é líder global em serviços de tecnologia, em Mumbai. No encontro, o CEO da companhia, K. Krithivasan, apresentou as atividades do conglomerado empresarial e foram discutidas as oportunidades de investimentos da empresa no Paraná. A Tata já tem uma planta em Londrina, no Norte do Estado, com projetos de expansão na cidade. Segundo o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o objetivo da viagem é finalizar entendimentos para que uma nova empresa indiana aporte na cidade, com possibilidade de geração de cerca de 5 mil empregos. “Estou muito animado, pois a concretização desse trabalha vai mudar a história de Londrina”, disse Belinati.

No primeiro dia de agendas na Índia, o governador também visitou a companhia de engenharia e construção Kalpataru e o cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto. A missão paranaense na Índia segue até a próxima terça-feira (16), com outros encontros com executivos de empresas de vários segmentos, com o objetivo de atrair novos investimentos para o Estado.

“O grupo Tata é uma referência global em tecnologia e inovação, com uma gama de atuação muito variada. Um intercâmbio como este é muito importante tanto para o Paraná, que tem potencial de se consolidar como o principal polo tecnológico do Brasil, como para a companhia, que passa a conhecer mais detalhadamente os potenciais competitivos do nosso Estado”, afirmou Ratinho Junior.

O grupo TCS é a maior multinacional indiana e emprega mais de 1 milhão de pessoas em 55 países. A companhia oferece soluções tecnológicas para diversos setores, como bancos, educação, seguros, indústrias, comércio, automóveis, mercado de capitais, comunicações, saúde, geração de energia, serviços públicos, turismo e logística.

No que diz respeito à inovação, a empresa tem mais de 3,4 mil patentes e, atualmente, tem um dos maiores corpos de trabalho treinado para lidar com Inteligência Artificial (IA) no mundo, com 150 mil funcionários capacitados em IA generativa.

ENGENHARIA – A missão paranaense também se reuniu com a diretoria do grupo Kalpataru, conglomerado de engenharia e construção, com centenas de projetos em curso ligados a energia, infraestrutura, irrigação, óleo e gás, mobilidade urbana e distribuição de água em mais de 70 países. A companhia é uma das que mais cresce na Índia e tem mais de US$ 14 bilhões investidos em projetos pelo mundo.

No Paraná, o conglomerado é proprietário da Fasttel Engenharia, que emprega 1,6 mil pessoas no Estado. No encontro, os diretores da companhia apresentaram os planos de investimentos do grupo no Brasil, com investimentos de R$ 350 milhões em andamento em projetos ligados, principalmente, a linhas de transmissão e subestações. Em todo o Brasil, a empresa, que tem como clientes a Copel, Itaipu Binacional, Petrobras e Eletrobras, tem planos de criar mais 4 mil empregos.

“Somos gratos à Kalpataru por investirem no Paraná. A companhia começou suas operações no Brasil pelo nosso Estado, com a Fasttel, e isso nos orgulha muito, com grandes projetos de infraestrutura. Esta preferência também tem a ver com o bom momento econômico que vivemos. A atividade econômica do Paraná cresceu 7,8%, de acordo com o Banco Central, e a economia indiana teve alta de 7,6% em 2023, o que reforça o bom momento que vivemos. Estes índices funcionam como credenciais para que novas parcerias sejam construídas”, afirmou Ratinho Junior.

MUMBAI – A comitiva paranaense ainda se encontrou com o cônsul-geral do Brasil em Mumbai. A cidade é a mais populosa da Índia, com mais de 12 milhões de habitantes, maior do que a população do Paraná.

Mumbai também é considerada um centro financeiro e cultural do país, abrigando as principais companhias bancárias e de investimentos da região, além das maiores produtoras da indústria cinematográfica indiana, apelidada de Bollywood.

“O Brasil e a Índia são países com muitas semelhanças: são nações pacíficas, com territórios continentais e com regiões com vocações com particularidades muito próprias. Isso nos aproxima e ajuda a olhar para a Índia como um exemplo em muitos aspectos. Eles conseguiram, por meio da tecnologia, do conhecimento e da inovação, transformar a economia do País e mudar a vida de milhões de seus habitantes. Neste processo, Mumbai se transformou em um dos principais polos econômicos da Ásia. Viemos conhecer um pouco dessa estratégia”, afirmou o governador.

MISSÃO – A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo, vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). O governador Ratinho Junior terá, ainda, compromissos em Pune, Nova Dehli e Ahmedabad, visitando grandes companhias, centros de inovação e tecnologia e startups.

A Índia é a quinta maior economia do planeta e em 2023 se tornou o país mais populoso do mundo, ao chegar à marca de 1,4 bilhão de habitantes e ultrapassar a China. O país exporta conhecimento, equipamentos e mão de obra especializada para o mundo, incluindo o Paraná, onde empresas indianas já atuam e há projetos de cooperação com as universidades estaduais.

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Décio Paulino

    Alô Ratinho bolsonarista! Você também está apoiando o fascitóide Elon Musk? Então, governador do atraso, você está em um país em que o primeiro-ministro mandou o X retirar links que apresentavam um documentário da BBC. Elon Musk bloqueou esses links, não chiou nem defendeu o direito de expressão ilimitado, não criticou o governo indiano e ainda disse que ele tinha de respeitar as leis do país. E aqui, no Brasil, ainda existem uns bostas defendendo as agressões de Elon Musk ao nosso judiciário, ao presidente Lula e à nossa soberania.

  2. Biro

    Uma coisa que não entendo. O Belinati tio fou sinônimo de corrupção. Foi preso e suspeito de diversos desmandos. O sobrinho parece ser limpo. Em quase oito anos nada do Gaeco pilhar o Billy Bacana. Será que ele é honesto? Com a palavra a oposição que não disse a que veio em oito anos….

  3. Pedro

    a promessa da Tata também eram 5 mil empregos alguém lembra?

  4. Delfin

    A Tata já não está em Londrina?

    1. Ricardo

      ano de eleições, caro amigo

  5. Dentista João

    Gaeco recusa denúncias ou dificulta. Hoje gui lá e me mandaram pra Ouvidoria a respeito de um concurso.

    1. Biro

      Gaeco faz vista grossa para o Billy Bacana…

  6. Luizao

    Índia seus cabelos nos ombros caídos,
    Negros como a noite que não tem luar,
    Seus lábios de rosa para mim sorrindo
    E a doce meiguice desse seu olhar.
    Índia da pele morena,
    Sua boca pequena
    Eu quero beijar……. KKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios