STF decide e dá a Luiz Carlos Hauly a vaga de Dellagnol
Agora é oficial. Luiz Carlos Hauly (Podemos) é o mais novo deputado federal de Londrina.
A decisão aconteceu agora há pouco no Supremo Tribunal Federal. Votaram em favor de Hauly os ministros Dias Tofolli, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Carmen Lucia, André Mendonça e Luiz Barroso.
Ele ocupará a vaga de Deltan Dellagnol que teve o registro da candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Antes da definição, havia divergência entre o STF e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sobre quem ficaria com a vaga.
Após a cassação de Dallagnol, o TRE-PR entendeu que a cadeira da Câmara dos Deputados ficaria com o pastor Itamar Paim (PL).
O tribunal considerou que Hauly não tinha atingido o mínimo de votos necessários para assumir a vaga, por isso, Paim foi beneficiado. O pastor chegou a ser diplomado pelo tribunal, em Curitiba.
No STF, a primeira definição favorável a Hauly foi do relator Dias Toffoli, na quarta-feira (7). Na mesma decisão em que determinou que Hauly assuma a cadeira na Câmara, Toffoli negou suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anulou o registro de candidatura de Dallagnol.
Hauly tem 72 anos e nasceu em Cambé, no norte do Paraná. É professor, profissional de educação física, economista e político. Foi vereador e prefeito da cidade.
Este será o oitavo mandato do político como deputado federal. A primeira vez que ocupou uma cadeira no Congresso foi em 1991. No Paraná, o economista foi secretário de Fazenda por duas vezes.
Ainda que sem mandato, Hauly não se distanciou das articulações no Congresso Nacional e esteve diversas vezes no Legislativo em debates sobre a reforma tributária. Em 2019, ele foi idealizador da proposta que defende a aprovação da reforma tributária.
Parabéns Hauly e ao Podemos Paraná, Londrina e o Paraná estão muito bem representadas pelo deputado Hauly, pai do MEI e da Reforma Tributária.
Verdade seja dita: Hauly no Congresso será muito mais útil ao país do que Deltan seria.