STF determina afastamento de governador do Distrito Federal
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou, na madrugada desta segunda-feira (9/1), que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), seja afastado do cargo pelo prazo inicial de 90 dias.
Na decisão, o ministro afirma que “a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.
Para Moraes, “absolutamente nada justifica a omissão e conivência do secretário de Segurança Pública e do governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos”.
Além disso, para Moraes, fica considerada como omissão a autorização para mais de 100 ônibus ingressassem em Brasília, com o anúncio, em grupos bolsonaristas, que pretendiam “praticar atos violentos e antidemocráticos”.
É citada, ainda, “a total inércia no encerramento do acampamento criminoso na frente do QG do Exército, no Distrito Federal, mesmo quando patente que o local estava infestado de terroristas, que inclusive tiveram suas prisões temporárias e preventivas decretadas”, diz Moraes na decisão.
Veja abaixo
O afastamento desse governador bolsonarista serve de aviso a outras autoridades que passam pano para os terroristas de extrema-direita que querem controlar o país. Mais claro impossível.
Todo mundo sabia que os bolsonaristas iriam, no mínimo, bloquear as refinarias de petróleo. No Paraná, o que o governador deveria ter feito? Colocar efetivo para preventivamente impedir a ação dos terroristas na Repar. Foi preciso os bolsonaristas bloquearem a entrada da Repar para que a polícia agisse. Fica a pergunta: quantos desses “manifestantes pacíficos e ordeiros” foram detidos durante a ação das polícias? Quantos serão processados pelos crimes cometidos?
Em quem confiar nesse momento perigoso que estamos vivendo?
Confiar em governos abertamente bolsonaristas como Ratinho e Ibaneis?
Em policiais militares bolsonaristas?
Nas Forças Armadas bolsonaristas?
Na Polícia Federal bolsonarista?
Lula derrotou Bolsonaro graças ao nordeste, senão estaríamos lascados.
Agora, cabe uma pergunta.
Os bolsonaristas terroristas agiriam assim se o vencedor na disputa presidencial fosse Simone Tebet ou Ciro Gomes? Ou o ódio nutrido é pelo Lula, pelo PT?
Acho que o Ibaneis deveria ser cassado. Suspeito que, junto com Anderson Torres, foi conivente. Deixou acontecer de propósito para desestabilizar o Governo Lula-Alckmin.
Mas ele não foi eleito democraticamente pelo voto popular em uma eleição extremamente transparente e validada pela idoneidade das urnas eletrônicas? Igual o Loola? Cassar um governante sem a comprovação do cometimento de crime sem o devido processo legal conforme prevê a Constituição Federal não é golpe de Estado previsto também em lei? Pensei que fosse………ou não é? Se não for que se solte os velhos e mulheres que estão detidos na Papuda em BSD afinal o próprio Ministro da Justiça é totalmente favorável ao desencarceramento.
Será que agora o MDB já tem uma breve noção do que será apoiar a gestão de comunopetistas? Governadores que não apoiaram candidatura de Lula terão que ter muita cautela até mesmo para escolher o tom de voz para um simples “bom dia” senão a banca de advogados dos partidos satélites pedirão o afastamento pelo simples argumento de “tom de ameaça a democracia”. Comunistas “democráticos” dispostos a pedirem o impeachment de eleitos democraticamente e sem o devido processo legal não faltam.