do N.Com
Para quem mora na cidade e raramente vai para a zona rural, uma ponte não ter tanta importância na sua rotina. Mas para quem mora nos distritos rurais, em chácaras, sítios ou fazendas, a ponte pode significar a frequência das crianças nas escolas, o ganha pão produzido pela produção ou transporte das safras, a ambulância que chega no momento de emergência, a polícia que recebe o chamado e consegue se deslocar rapidamente para dar o atendimento.
Por esses motivos e muitos outros, ontem foi muito comemorada em Londrina a entrega da nova ponte sobre o córrego Água do Gramadinho, entre Irerê e Guairacá.
A ponte, com 16 metros de largura e infraestrutura reforçada, foi liberada para o tráfego e já passou pelo seu primeiro teste de fogo. Até recentemente, uma chuva torrencial como a de anteontem à noite teria provocado uma série de transtornos para os motoristas que passam diariamente pelo local.
Há cerca de sete anos, o trânsito nessa região ocorria em pista única e estreita, uma vez que, em 2016, a pista e sua área de entorno foram fortemente deterioradas pelas chuvas intensas que afetaram o município, derrubando diversas pontes.

Por isso, a produtora rural e pecuarista Stela Alves de Carvalho Vilella comemorou muito a liberação do trânsito na nova ponte. “É muito importante uma vez que a ponte anterior estava muito deteriorada, só tinha uma pista e as laterais estavam desbarrancando com colocando em risco que passava por aqui com máquinas agrícolas e caminhões. Essa ponte vai beneficiar toda a região. Só temos a agradecer a administração municipal”, disse ela.
As obras da Prefeitura tiveram início em meados de fevereiro. O investimento total é de R$ 3,3 milhões. A ponte nova tem aproximadamente 26 metros de comprimento por 16 metros de largura. “Antes aqui era assim, um puxadinho, tubos pluviais com pouco mais de sessenta centímetros, vinha a chuva arrastando galhos, e entupia tudo, pois a tubulação não conseguia suportar o volume de água que passa aqui neste trecho do córrego quando ocorrem essas chuvas muito fortes.. Esta ponte, com estrutura muito reforçada, bem mais larga, vai solucionar um problema antigo aqui da região. E a população daqui merece muito, pois era um sacrifício o deslocamento das pessoas, o escoamento da safra. Estou muito feliz com o resultado. A prefeitura também está reformando a estrada entre Paiquerê e Irerê para dar mais conforto para quem mora na lavoura. Há quase 30 anos não era feita uma recuperação desta estrada com esta qualidade.”, disse o prefeito Marcelo Belinati.

O secretário de Agricultura de Londrina, Regis Choucino explicou que era uma reivindicação antiga dos moradores. “A ponte antiga era muito precária, e com as chuvas torrenciais que ocorreram em 2016 e 2017, ela praticamente foi destruída. Essa obra entregue hoje soluciona de vez este problema. Garante o direito de ir e vir dos moradores. Há muitas propriedades rurais por aqui e a produção agrícola precisa chegar às unidades de recebimento do município”, disse Choucino.