A saga de judeus alemães que fugiram de Hitler e foram morar em Rolândia

A história de um grupo de judeus alemães que fugiram da Alemanha nazista e que se refugiou em Rolândia, é contada pelo jornalista Lucius de Mello no livro: “A travessia da Terra vermelha: uma saga dos refugiados judeus no Brasil”.

O livro foi lançado em São Paulo, na Livraria Cultura e em breve será distribuido para as livrarias do Brasil e também pela internet.

O autor narra à vida dos pioneiros da cidade, bem como as dificuldades que os mesmos enfrentaram para se estabelecerem em meios aos desafios da nova terra, e as mudanças políticas ocorridas em todo mundo, o livro tem um enfoque sobre o cotidiano de famílias judias que encontraram em Rolândia um abrigo seguro contra as perseguições do regime de Adolf Hitler.

O autor Lucius de Mello – na foto com a atriz Beatriz Segall – começou sua carreira no antigo grupo Paulo Pimentel (SBT), em Curitiba. Ele é mestre em letras pela USP, e atualmente é roteirista/editor do programa Domingo Espetacular da Tv Record. Para a produção do livro Mello visitou Rolândia e a Alemanha realizando pesquisas e entrevistas com pioneiros e descendentes dessas famílias, e é um desses descendentes da família Schauff que ilustra a capa da nova versão do livro.

*Com informações de Danilo Amaral

Deixe uma resposta