Autora espanhola é o destaque hoje no LONDRIX 2021

Ela vai falar sobre conexões entre literatura e filosofia, às 19 horas. Aliny Perrote e Rovilson Silva também são atrações

Uma atração internacional participa da programação do Festival Literário de Londrina, o 16º Londrix, nesta sexta-feira (19). Trata-se da prestigiada autora madrilena Nuria Barrios, que irá dissertar sobre “Conexão Madri-Londrina: diálogos entre literatura e filosofia”, às 19 horas.

Diretamente da Espanha, Nuria Barrios vai falar sobre sua aclamada trajetória na literatura, e também comentar como a ficção pode encarnar os grandes debates de ideias da atualidade.  A conversa será mediada por Alexandre Furtado.

Doutora em Filosofia, Nuria Barrios é autora de oito livros. O mais recente é “Todo Arde” (2020, em espanhol).  Na época do lançamento da obra, ao ser indagada numa entrevista sobre o porquê se dedicar às palavras, a autora respondeu: “A literatura é a minha forma de relacionamento. Isso me ajuda a ser menos infeliz”.

Na sequência, às 19h45, o assunto será “Formação de Leitores” com os especialistas Aliny Perrota e Rovilson da Silva. Que atuam, respectivamente, no Apoio Pedagógico de Língua portuguesa da Secretaria Municipal de Londrina e no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Ambos vão debater a importância das políticas públicas de incentivo à leitura e das experiências próprias na formação de leitores.

PROGRAMAÇÃO ON-LINE

Em função da pandemia do novo Coronavírus, a interação entre o público e os convidados do Festival Literário de Londrina será on-line.  As conversas podem ser acessadas através dos canais oficiais do Londrix (Facebook e YouTube).

Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), o 16º Festival Literário de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura. O tema do 16º Londrix é “Literatura e Educação”.

O evento tem parceria com a Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora.  Apoio Cultural: Cultural – Inglês e Espanhol e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.

O Festival Literário de Londrina, o 16º Londrix, tem como tema “Literatura e Educação”. O evento prossegue até dia 22 de março.

 SOBRE OS PARTICIPANTES

 NURIA BARRIOS – Escritora e doutora em Filosofia Universidade Complutense de Madri. É autora das seguintes publicações: “Todo Arde” (2020); “Ocho centímetros” (contos, 2015); “Nostalgia de Odiseo” (poemas, 2012); “El alfabeto de los pájaros” (novela, 2011); “El Hilo de Agua” (poemas, 2004), “El Zoo Sentimental (Contos, 2000); “Baleria” (relato de viagem, 2000); e “Amores Patológicos” (1998). Ela é a tradutora para o espanhol do romancista irlandês John Banville / Benjamin Black. Sua última tradução é o poema The Hill We Climb, da americana Amanda Gorman. Atuou também como jornalista.

 

ALINY PERROTA – Especialista em Alfabetização e Letramento. Especialista em Literatura Infantil. Mestranda em Estudos da Linguagem pela UEL. Professora da rede municipal há 21 anos. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação no Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa e Literatura Infantil. Coordena o projeto Clube de Leitura para professores da rede municipal de Londrina.

 

ROVILSON J. SILVA- Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutorado Sanduíche (PDSR) em Educação pela UNESP/Campus Marília (SP e UAB) e Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Pós-doutorado em Ciência da Informação (UNESP/Marília). Mestre em Letras, área de Literatura e Ensino, e Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Londrina. Criador do Projeto Palavras Andantes da SME/Londrina. Vencedor do Prêmio “Viva Leitura 2008”. Ex-diretor da Biblioteca Pública de Londrina. Autor de livros com as temáticas: formação do leitor e biblioteca escolar.

 

 

SERVIÇO

  • 16º Festival Literário de Londrina (Londrix), de 8 a 22 de março.

 

  • Direção geral: Chris Vianna

 

  • Patrocínio: PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura/Prefeitura de Londrina/Secretaria Municipal de Cultura.

 

  • Apoio: Cultural – Inglês e Espanhol e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.

 

  • Parcerias: Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora

 

  • Realização: AARPA (Atrito Arte Artistas e Produtores Associados)

Deixe uma resposta