Cléber Tóffoli, Cidadão Honorário de Londrina, por merecimento

A Câmara de Vereadores de Londrina vai homenagear com o título de Cidadão Honorário da cidade um dos caras mais figuras que temos nesta terra vermelha.

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????É o professor, ex-vereador, ex-presidente do Londrina Esporte Clube, um apaixonado pela música sertaneja de raiz, um grande amigo: Cleber Tóffoli.
Lembro muito do Cléber, no Estádio do Café, sofrendo com o Londrina. Muitas vezes, quando o adversário cobrava falta próximo a área do Tuba, ele ficava de costas para o gramado, pra não sofrer, apenas aguardando a reação sonora da torcida. Figuraça.
É também o apresentador do programa de rádio Voz e Viola, há 24 anos no ar. Pouca gente no país conhece tanto de música sertaneja como o Cléber, que já divulgou e apoiou uma infinidade de duplasA honraria foi uma iniciativa do vereador Roberto Fú (PDT), subscrita por mais 14 vereadores e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da Lei n° 12.045/2014. A solenidade organizada pelo Legislativo terá início às 20h, na sala das sessões, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

Cleber Toffoli nasceu em Recife (PE), em 6 de julho de 1947. A família mudou-se no ano seguinte para Jacarezinho (PR), onde o homenageado morou durante duas décadas e cursou o ensino fundamental e médio. Chegou a Londrina em 1968, em busca do ensino superior. Formou-se em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina em 1971 e em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1974. Neste período também iniciou a carreira de professor do ensino médio, atividade que manteve até 1982.

Paixão – Apaixonado pela música sertaneja de raiz, realizou em 1990 o 1° Festival Sertanejo de Londrina” com participação das duplas Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho, e o poeta João Pacífico, entre outros grandes nomes da música caipira. Em 1991 fundou a Confraria da Viola, composta por cantores, músicos, produtores musicais e apreciadores da música sertaneja e caipira que se reúnem em jantares e rodas de viola duas vezes por mês. Incentivado pela diretora do Festival Internacional de Londrina FILO, Nitis Jacon e pela diretora da Rádio Universidade FM à época, Maria Rosa Abelin, passou a produzir e apresentar em 1991 o programa de rádio Voz e Viola, inicialmente pela Rádio UEL e desde de 2001 pela emissora Igapó FM de Londrina.

Compartilhe
Leia Também
Comente

0 Comments

  1. Ivan Oliveira

    Clebão é o cara…

  2. Paulo

    Adorava esse programa quando morava em Londrina.

  3. Luiz

    O Claudio não lembra do Professor Cleber Tóffoli no Colégio Marcelinho Champagnat. Bom professor de Matemática, boas lembranças daqueles tempos…

  4. Luiz

    Opa. Parabéns Professor Cleber Tóffoli homenagem merecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios