Comissão na Assembleia estuda criação da Polícia Penal

Tiago Amaral – Foto Pedro Oliveira Alep

Uma Comissão Especial na Assembleia Legislativa do Paraná vai analisar a proposta de criação da Polícia Penal, antiga demanda dos agentes penitenciários do Estado.

O deputado estadual Tiago Amaral, de Londrina, integra a comissão formada por cinco deputados, junto com Michele Caputo, Delegado Jacovós, Ademir Bier e Delegado Fernando Martins. Também foi anunciada a abertura de prazo de três sessões plenárias para sugerir mudanças ao texto da PEC 1/2021, que tem tramitação diferente de um projeto de lei.

O que muda – A criação da Polícia Penal transforma o agente penitenciário em policial penal, uma antiga reivindicação da categoria, e garante os mesmos direitos e benefícios dos policiais, como salário e poder de investigação.

A instituição terá poder de polícia como os demais órgãos de segurança pública do Estado (polícias Militar, Civil e Científica). O Departamento Penitenciário do Paraná passará a se chamar Departamento de Polícia Penal (Deppen) e terá gestão sobre fiscalização, controle e segurança de unidades penais, além da fiscalização do cumprimento das medidas alternativas à prisão.

2 thoughts on “Comissão na Assembleia estuda criação da Polícia Penal

  • 24/05/2021, 21:09 em 21:09
    Permalink

    Se tem uma coisa que a maioria dos deputados gosta de fazer é conceder benesses extras e especiais a servidores da área de segurança pública. Quanto vai custar essa brincadeira aí? Será que é legal e ético o cidadão fazer um concurso específico e depois mudar seu $tatus por uma lei aprovada por políticos que estão sempre garimpando votos, isto é, oferecendo benesses a custa dos impostos pagos pelos contribuintes? E chega de polícia, né. Já temos o suficiente.

    Resposta
  • 25/05/2021, 08:58 em 08:58
    Permalink

    Polícia Penal
    Polícia Legislativa
    Polícia Ferroviária
    Polícia de Pátio Portuário
    Polícia Guardinha Municipal
    Polícia Federal
    Polícia Rodoviária Federal
    Polícia Militar Estaduais
    Polícia Rodoviária Estadual
    Polícia Judiciária Civil

    E os meliantes vencem todos.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: