Crime contra o Brasil

por Luiz Carlos Azenha

A mineradora Samarco, joint venture da Vale com a australiana BHP Billiton, teve um lucro líquido de R$ 2,8 bilhões em 2014. Ou seja, limpinhos!

Como se sabe, o Brasil é uma “mãe” para as mineradoras. A Agência Pública fez uma reportagem interessante a respeito, quando Marina Amaral perguntou: Quem lucra com  a Vale?

O “pai” das mineradoras é Fernando Henrique Cardoso. Em 1996, com a Lei Kandir, isentou de ICMS as exportações de minérios!

O que aconteceu com a Vale, privatizada a preço de banana, é o mesmo que se pretende fazer com a Petrobras: colocar a empresa completamente a serviço dos acionistas, não do Brasil.

O que isso significa?

Auferir lucros a curto prazo, custe o que custar.

A questão-chave está no ritmo da exploração das reservas minerais.

Num país soberano, o ritmo é ditado pelo interesse público. É de interesse da população brasileira, por exemplo, inundar o mercado com o petróleo do pré-sal, derrubando os preços? Claro que não. (leia mais)

0 thoughts on “Crime contra o Brasil

  • 11/11/2015, 20:46 em 20:46
    Permalink

    Em outras circunstâncias, eu até rejeitaria a privatização da Petrobrás. Mas hoje a empresa não atende interesses do Brasil e nem dos brasileiros, e sim aos do governo – e este por sua vez está se lixando para o povo pagador de impostos.

    Hoje a Petrobrás não é muito mais do que um cabide de empregos e a única coisa que é explorada são as oportunidades pra superfaturar contratos.

    Soberania é algo que o Brasil não tem faz tempo.

    Resposta
  • 12/11/2015, 01:13 em 01:13
    Permalink

    o culpado pela lama em mariana é fhc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkk

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: