Em editorial, Jornal de Londrina dá outro cutucão no presidente da CMTU

O editorial do Jornal de Londrina de hoje trata da pisada no tomate do presidente da CMTU, José Carlos Bruno de Oliveira, que convocou uma coletiva para, nem tão sutilmente, intimidar a jornalista Erika Pelegrino.

O mais curioso é que na segunda-feira o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) havia recebido em seu gabinete diretores e chefes de redação de praticamente todas as midias de Londrina para apresentar um balanço do que foi feito durante o ano, projetos futuros, etc.

A ideia do prefeito com a reunião, além de mostrar o que tem sido feito, foi de se aproximar um pouco mais da midia.

A atitude de José Carlos Bruno de Oliveira provocou exatamente o contrário. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná emitiu uma carta condenando a atitude do presidente da CMTU. O tema também repercutiu nas redes sociais.

Veja abaixo o editorial do Jornal de Londrina

A apuração jornalística independente vai além do que é dito pelas fontes oficiais

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) deu exemplo de autoritarismo nesta semana. Após a publicação, pelo JL, da reportagem “Célula que recebe lixo só tem mais cem dias de vida útil”, o presidente do órgão, José Carlos Bruno de Oliveira, convocou uma entrevista coletiva para desqualificar o trabalho da jornalista Erika Pelegrino.

Oliveira não desmentiu dado algum. Ele ratificou que não existe risco de o Município ficar sem espaço para depositar o lixo, o que consta no texto, mas atacou o JL pelas outras fontes, gabaritadas, que foram ouvidas e que veem a situação com preocupação. Ora, é obrigação de qualquer jornalista mostrar os fatos sob diversos ângulos analíticos, para bem informar o leitor.

A atitude da CMTU foi repudiada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná, que divulgou uma nota. Hoje, o JL também se pronuncia sobre o assunto, porque Oliveira repreendeu o trabalho de apuração jornalística independente, que vai além daquilo que é dito pelas fontes oficiais, mas sem ignorá-las, é claro.

Vir a público para intimidar jornalistas, sobretudo quando não há informações equivocadas nas reportagens, não é uma atribuição do presidente da CMTU. O esforço dele deve ser o de buscar e aplicar soluções para os problemas enfrentados pela cidade.

Compartilhe
Leia Também
Comente

2 Comments

  1. Prof. André de Lins e Silva

    Fica evidente a falta de preparo para o cargo que ocupa, o nobre amigo do prefeito, ao invés de procurar soluções para resolver os problemas da companhia que não são poucos , ele tenta desqualificar o trabalho imparcial da jornalista, mais uma vez Londrina constata que o alcaide , escolheu muito mal seus subordinados, optando em nomear amigos e cabos eleitorais para administrar a cidade, a chamada administração técnica não existe, é virtual,e ainda querem se apropriar do nome a “turma do bem”, só se for bem mal administrada.Londrina está sem comando, infelizmente não sabemos eleger políticos capazes.

  2. CORNETA

    Estão pensando que estão lidando com os bois da exposição, bem ja tivemos de tudo tocando a cidade, e esta turma veio pra coroar o turma do berrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios