Festival Literário de Londrina

Programação do segundo dia do Festival Literário de Londrina terá também conferência sobre literatura de ficção científica

O escritor Augusto Silva é enfático: nos tempos atuais, o estímulo à leitura em salas de aula não pode prescindir das tecnologias multimídia. “A escola tem que ser atrativa, despertar nos alunos o prazer de gostar de literatura”, afirma o consagrado autor de Umuarama (PR).

Para ele, o estímulo à literatura pode acontecer também através das HQs, filmes ou mesmo em letras de músicas, inclusive as lúdicas. “Não se trata de uma luta inglória. Temos que trabalhar com os meios que dispomos”, afirma.

Augusto Silva integra a programação do segundo dia do Festival Literário de Londrina, o 16º Londrix. Nesta terça (9), às 19 horas. Ele participa de “Um Dedo de Prosa”, juntamente com os escritores londrinenses Felipe Pauluk e Leandro Benevides. O tema desta edição é “Literatura e Educação”.

Com mediação do jornalista Mario Fragoso, o trio vai abordar temas pertinentes à literatura na formação de alunos do Ensino Médio. Às 19h45, o escritor e mestre Herman Schmitz discorre sobre como utilizar a literatura de ficção científica como ferramenta pedagógica no ensino de Física, Biologia, Cibernética e Ciências Sociais.

Em função da pandemia do novo Coronavírus, a interação entre o público e os convidados do Festival Literário de Londrina será on-line. Mesas redondas, palestras e debates poderão ser acessados através dos canais oficiais do Festival Literário. Acesso gratuito.

São eles: https://www.youtube.com/channel/UCbLSrPLS2VOpbJERlhTGytQhttps://www.facebook.com/festivalliterario.londrix.

Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), o 16º Londrix tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento tem parceria com a Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável. Apoio Cultural: Cultural Londrina – Inglês e Espanhol. 

LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

A conectividade aliada à literatura é defendida igualmente pelo escritor de Londrina Leandro Benevides. Os diversos canais on-line (portais e blogs), segundo ele, podem abordar autores com repertório literário canônico – Clarice Lispector, por exemplo.

Diz Benevides sobre sua expectativa no “Um Dedo de Prosa”, na programação do Londrix 2021: “Espero um diálogo importante entre alunos e professores sobre o conteúdo literário atualmente aplicados nas escolas”.

Outro destaque londrinense do bate-papo será o escritor Felipe Pauluk. Que deve também falar das experiências com alunos da rede de ensino. “Percebo um grande interesse em saber sobre literatura, como é ser escritor, onde comprar meus livros. Ganhar um novo leitor é um tesouro”, afirma.

SOBRE OS AUTORES

 AUGUSTO SILVA tem 50 anos e nasceu em Umuarama, onde reside. É poeta, letrista, prosador e roteirista de Histórias em Quadrinhos. Ministra Oficinas e Palestras sobre a arte da escrita. Entre os livros que publicou, destacam-se: “Selvageria” (poema,1996), “Os 5 Tiros de Canhão do Abilolado Capitão” (com ilustrações de Marcelo Galvan Leite, infanto-juvenil,1998), “Me Pergunte Se Eu Mudei” (poema,2003), “O Passo dos Foragidos” (conto, 2014), “Canções que Não Chegaram a Tempo” (poema,2015), “Revista Sossego” (História em Quadrinhos (como João Oliveira/2019).

Contato: (44) 9 9959.4967

FELIPE PAULUK tem 37 anos, é curitibano e reside em Londrina. É redator publicitário e roteirista (entre os trabalhos, destaca-se o roteiro para o clipe “Passarinhos”, de 2015, do rapper Emicida). Como escritor lançou as seguintes obras: “Meu Tempo de Carne e Osso “(2011), “Hit The Road, Jack” (2012), “Town” (2015), “Comida di butequim” e “Tórax de São Sebastião” (poemas, ambos de 2016), além de “Manual Prático de Perna Mecânica para Cantores” (2017).

Contato: (43) 9 9915.0900

LEANDRO BENEVIDES tem 32 anos, reside em Londrina. É escritor e

produtor cultural. Autor de quatro livros: “(In)completas”, “Homens São Como Crianças” e “Entre Anjos e Flores” e “Todos os Meus Amores São Platônicos”. Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Literatura, Benevides é coordenador do projeto “Jovem Escritor”, que possibilitou mais de dez adolescentes a lançarem seus próprios livros. É graduado em Letras pela UEL e especialista em Literatura. Atualmente tem se dedicado a montagem de uma animação sobre as relações humanas na modernidade, tema de seu próximo livro, seguindo os princípios filosóficos e sociológicos de Bauman e Lipovetsky

Contato: (43) 9 9925.9528

SERVIÇO

 

  • 16º Festival Literário de Londrina (Londrix), de 8 a 22 de março.
  • Direção geral: Chris Vianna
  • Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem parceria com a Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável. Apoio Cultural: Cultural Londrina – Inglês e Espanhol.
  • Em função da pandemia do Coronavírus, a programação do evento será disponibilizada através dos seguintes links:: https://www.youtube.com/channel/UCbLSrPLS2VOpbJERlhTGytQ e https://www.facebook.com/festivalliterario.londrix

Deixe uma resposta