Hauly deve ser o relator da Reforma Tributária
Do Valor Econômico
– O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB) será o relator do projeto de reforma tributária em discussão na Câmara dos Deputados. Parlamentar há sete mandatos e ex-secretário da Fazenda do Paraná, o tucano foi relator da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas durante o governo Lula e é defensor da simplificação dos tributos.
A escolha é parte da estratégia de aproximação entre PSDB e PMDB. O presidente da comissão, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), convenceu o ex-relator, o líder do governo, André Moura (PSC-SE), a desistir da função devido o acúmulo de trabalho como interlocutor do Palácio no Congresso e optou por Hauly para tentar fazer avançar o projeto.
Moura assumiu a relatoria como indicação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que instalou a comissão no ano passado. O assunto, contudo, não andou por falta de acordo já no próprio colegiado, que não realizava reuniões desde março. As últimas convocações sequer deram quórum para iniciar a discussão.
Na avaliação de integrantes do PMDB, a pauta ganhará força com apoio dos dois maiores partidos da base governista. A simplificação do sistema tributário é um dos itens da carta de intenções do PSDB ao governo Temer e entrou como uma das marcas que o partido defenderá na campanha eleitoral.
“O presidente Michel Temer foi bastante cobrado nessas viagens internacionais sobre a complexidade do nosso sistema tributário. Se não fizermos uma reforma perderemos investimentos”, defendeu Rocha. Ele disse que uma das teses que serão defendidas na comissão é a desoneração completa da cesta básica de alimentos, compensando em outras áreas.