Lançado o edital da licitação para a duplicação da PR 445, de Lerroville a Mauá
O edital para escolher a empresa que vai executar a obra começando pelo trecho de 27 km entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, foi publicado hoje. O investimento é estimado em R$ 217 milhões.
O outro trecho, entre Lerroville e Irerê, com 23 quilômetros, será lançado em breve, integrado com o seguinte, até Londrina, já inteiramente duplicado.
A empresa vencedora terá 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
“A duplicação da PR-445 é uma das principais obras de infraestrutura da nossa região, assumimos o compromisso de lutar por ela desde a criação da Comissão de Infraestrutura há quatro anos. É uma reivindicação histórica da região Norte, aguardada há pelo menos trinta anos. A obra significa mais segurança e qualidade de vida para toda a região de Londrina, não apenas para quem vai a capital, mas para moradores dos distritos e também de Tamarana”, afirmou o deputado Tiago Amaral.
A primeira fase da modernização da PR-445 foi concluída no início de 2021, com a entrega dos 15 km até o distrito de Irerê. O Governo do Estado investiu 97 milhões na rodovia até agora, entre execução e elaboração de projeto para o trecho de 50 km que será duplicado. O projeto executivo foi elaborado pela empresa Engefoto a um custo de 3,6 milhões.
OBRA – Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.
Será implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m ou 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.
Pelo edital, as empresas interessadas devem protocolar suas propostas até o dia 21 de setembro, com a abertura das propostas de preços sendo realizadas no dia seguinte, às 14 horas, no auditório do DER/PR em Curitiba.
A CONTA NÃO FECHA
Se para duplicar 27Km na rodovia PR-445 o custo é de R$217 milhões, temos R$8,03 milhões para duplicar 1 km de rodovia. E olha que está bem acima da média!
O Governador e o Tarcísio prometem R$44 bilhões em obras de duplicação e em troca querem implantar 15 novas praças de pedágio.
Isso daria para duplicar 5600 km de rodovias, e no entanto a promessa é duplicar apenas 1.800 Km de rodovias.
Sem contar que o pedágio vai ser por 30 anos, e é esperada uma arrecadação de R$45 bilhões para custear as obras e outros R$35 bilhões de reais só para manutenção de 3.300 km de rodovias, ou R$1,1 bilhão de reais para cortar o mato e tapar buraco.
Acrescente-se que a PR-445 está sendo TODA duplicada com dinheiro público e quem assumir a concessão deve receber a rodovia pronta!
Há patente sobrepreço e o povo paranaense será enganado e roubado de novo.
Esse filme eu já vi.
Fábio Theophilo