Londrina sedia Festival de Matemática neste fim de semana

Da Assessoria

Londrina vai entrar de cabeça na matemática, pelo menos nestes dias 25 e 26, quando a cidade realizará o primeiro “Festival da Matemática”, numa promoção do Núcleo Regional de Educação com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PR). Os inúmeros eventos, que envolvem a ciência mais exata de todas, serão apresentados no Sesc Londrina Norte, e é aberto a todos os públicos, especialmente para crianças e jovens entre 7 e 17 anos de toda a região.

O festival faz parte da programação do “Biênio da Matemática”, que estará sendo realizada em 2017/18, em todo o Brasil, com a aprovação da Lei 13.358/2016, de autoria do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani. Segundo o parlamentar, que é o coordenador do Biênio da Matemática no Paraná, o evento de Londrina é um dos poucos do país do gênero que foi criado para estimular o gosto pela disciplina.

JOGOS – Um grande número de instituições educacionais da cidade (do ensino fundamental ao curso superior e técnico) estará participando do ato nos dois dias. Haverá brincadeiras e apresentação de “Matemágica”, Xadrez Gigante e Xadrez comum, oficina Arduino e Jogo do QR Code, Mosaico da Matemática, Brincando com Tangram, Mandala e brinquedos ópticos, Jogo da Velha Master, Jogos Matemáticos Africanos, oficina de construção de pipas e outros.

Também haverá um “papo mais cabeça”, com apresentação de painéis mostrando a matemática no cotidiano, e trabalhos intitulados como “Estudar Matemática: entre a razão e a emoção”, “Matemática, Arte e Literatura”, “Desafios lógicos e resolução de problemas”, e abordagem de temas como Mídias Matemáticas, jogos matemáticos digitais, percepção numérica em fractais, caixas de presente, ampliação de figuras, confecção de chinelos, mosaico com polígonos, origami, matemática aplicada na robótica, construção de mosaicos com formato de octógono regular, enigmas matemáticos e estrutura de custos e matemática tridimensional.

Participam de toda a programação do festival o Sesc Londrina Norte, colégios estaduais Jose Carlos Pinotti, Vicente Rijo, Benedita Rosa Rezende, Adélia Dionísia Barbosa, Sagrada Família, Nossa Senhora de Lourdes, Colégio Estadual da Warta, Núcleo de Altas Habilidades, Colégio José Pires (Centenário do Sul), UEL, câmpus de Londrina do Instituto Federal do Paraná, Senai e Senac Centro.

SERVIÇO – O Festival da Matemática de Londrina tem entrada franca e vai estar aberto das 8 às 12 e das 14 às 18 horas de sexta-feira, e das 8 às 12 horas de sábado. O Sesc Londrina Norte fica na Avenida Saul Elkind, 1555 (Região Norte)

One thought on “Londrina sedia Festival de Matemática neste fim de semana

  • 24/08/2017, 10:31 em 10:31
    Permalink

    Vou esperar o Festival do Pebolim e do Pinball!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: