Londrina terá portal dedicado ao empreendedorismo e tecnologia

Londrina.digital tem como objetivo ser um canal de inovação para a cidade. Nele, os usuários encontrarão oportunidades de emprego, notícias e informações sobre o setor de Tecnologia da Informação.

O projeto é da Prefeitura de Londrina,  Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Sebrae em parceria com a IBM. A iniciativa visa incentivar a economia criativa, além de integrar universidades, empreendedores, startups, investidores, profissionais de TI e instituições de pesquisa para promover a inovação na região. O portal chega no momento em que Londrina se consolida como um polo tecnológico.

Segundo dados do estudo “Perfil das Empresas de TI e Comunicação de Londrina e Região”, realizado este ano pelo Codel, o município capta 15% das companhias de TI existentes no estado do Paraná (ao todo são 852 empresas) – e o setor está em pleno crescimento, tendo gerado 3.000 novos empregos entre 2013 e 2015. O município conta com uma mão de obra qualificada e experiente – 80% dos profissionais do norte do estado possuem graduação ou pós-graduação, além de um ecossistema composto por diversas universidades e institutos de ensino, incubadoras e entidades de classe atuantes. A cidade possui produtos e serviços de alta qualidade, contando com 35 certificações de alto nível no norte paranaense. Por meio do londrina.digital será possível encontrar oportunidades de trabalho, fechar negócios, estabelecer parcerias e networking e acessar notícias e informações sobre o setor de TI londrinense. O site contará com um mapa georreferenciado com as startups, workspaces, investidores, empresas e universidades da cidade. Artigos e matérias serão constantemente atualizados, assim como a seção de eventos, que anunciará os principais acontecimentos do setor na cidade, como hackathons – maratonas de desenvolvimento –, webcasts, entre outras atividades.

O portal também contará com casos de sucesso regionais e oferecerá a possibilidade de contato com mentores da área. Além disso, permitirá que os londrinenses conheçam mais sobre iniciativas de computação em nuvem da IBM, como o IBM Bluemix – plataforma como serviço para criação e gerenciamento de aplicações –, programa de cloud computing para startups e universidades, entre outros. Durante o ECO.TI e lançamento do site, também será divulgado o resultado do 1º Hackathon da cidade.

Deixe uma resposta