Morre Herbert Bartz, o pioneiro do Plantio Direto

Foto Sérgio Ranalli

Wilhan Santin/Bem Contado

Herbert Bartz, o pioneiro do Sistema Plantio Direto na América Latina, morreu nesta madrugada. Ele estava internado na Santa Casa de Arapongas, cidade vizinha de Rolândia, no Paraná, onde viveu boa parte da vida e fez os primeiros plantios sem “preparar o solo” no início da década de 1970.

A morte ocorreu por pneumonia e falência múltipla dos órgãos.

Bartz nasceu em 14 de fevereiro de 1937, no município de Rio do Sul, em Santa Catarina. Foi um entusiasta da agricultura conservacionista, talvez o maior de todos. Até seus últimos dias trabalhou para que homens e mulheres entendam a importância de um excelente manejo, de cuidar do solo.(leia mais)

One thought on “Morre Herbert Bartz, o pioneiro do Plantio Direto

  • 29/01/2021, 13:13 em 13:13
    Permalink

    O verdadeiro responsável pelo aumento anual de produção e produtividade de soja no Brasil. E quem é indicado para prêmio Nobel é o ex-ministro da Agricultura da ditadura. Que, diante da crise de preço enfrentada pelos sojicultores – muitos tocando fogo em galpões, incendiando plantios na região Oeste, foi a Foz do Iguaçu e recomendou que vendessem assim mesmo, pois a tendência era de baixas ainda. Suicidos aconteceram. Mas a censura nos proibia a divulgação (eu trabalhava no Diário de Maringá, e ao lado duns cobras do antigo Panorama, ai de Londrina, que não vingou).

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: