Morre Herbert Bartz, o pioneiro do Plantio Direto

Morre Herbert Bartz, o pioneiro do Plantio Direto
Foto Sérgio Ranalli

Wilhan Santin/Bem Contado

Herbert Bartz, o pioneiro do Sistema Plantio Direto na América Latina, morreu nesta madrugada. Ele estava internado na Santa Casa de , cidade vizinha de Rolândia, no Paraná, onde viveu boa parte da vida e fez os primeiros plantios sem “preparar o solo” no início da década de 1970.

A ocorreu por pneumonia e falência múltipla dos órgãos.

Bartz nasceu em 14 de fevereiro de 1937, no município de Rio do Sul, em Santa Catarina. Foi um entusiasta da conservacionista, talvez o maior de todos. Até seus últimos dias trabalhou para que homens e mulheres entendam a importância de um excelente manejo, de cuidar do solo.(leia mais)

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. parreirinhasParreiras Rodrigues

    O verdadeiro responsável pelo aumento anual de produção e produtividade de soja no Brasil. E quem é indicado para prêmio Nobel é o ex-ministro da Agricultura da ditadura. Que, diante da crise de preço enfrentada pelos sojicultores – muitos tocando fogo em galpões, incendiando plantios na região Oeste, foi a Foz do Iguaçu e recomendou que vendessem assim mesmo, pois a tendência era de baixas ainda. Suicidos aconteceram. Mas a censura nos proibia a divulgação (eu trabalhava no Diário de Maringá, e ao lado duns cobras do antigo Panorama, ai de Londrina, que não vingou).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *