Nota de Esclarecimento sobre valores registrados no sistema de Contabilidade Municipal

Do N.Com

A Secretaria de Fazenda trabalha com total transparência em todos os seus atos, realizando controles e conciliações rotineiramente, sendo que eventuais divergências podem ser identificadas, decorrentes de parametrização inoportuna na migração dos dados do Sistema Tributário para o Sistema Contábil.

Em momento algum, esta Secretaria foi procurada pelo Conselho de Transparência para esclarecer as dúvidas suscitadas, sendo que a divergência contábil existente, foi registrada e informada na Nota Explicativa no Balanço Patrimonial de 2020[1], como determinam as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

Esclarecemos que as diferenças apontadas são restritas aos saldos a receber que constam nos registros de Contabilidade, sem nenhum reflexo financeiro nas contas públicas e para os contribuintes.

Foram identificadas todas as diferenças, dentre elas citamos o caso da atualização monetária redundante em 2016, que resultou em um registro contábil em triplicidade, entretanto, os saldos da conta- corrente dos contribuintes no Sistema Tributário, estão absolutamente corretos, com apenas um lançamento de atualização monetária em 2016.

Desta forma, concluiu-se que o nosso Sistema Tributário é fidedigno, eficiente, seguro e confiável, pois todo o repasse e todos os boletos pagos ingressam no Tesouro Municipal, enfim não há nenhuma diferença no Sistema Tributário.

O Munícipio de Londrina reafirma o seu compromisso de total transparência e respeito na aplicação correta dos recursos públicos, e a solução e correção dos lançamentos contábeis são realizados de acordo com as normas legais, estando disponíveis para avaliação e análise por todos os órgãos de controle interno e externo e população em geral.

[1] Item “k” – Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos créditos oriundos de receitas tributárias e de contribuições (exceto créditos previdenciários), bem como dos respectivos encargos, multas, ajustes para perdas e registro de obrigações relacionadas à repartição de receitas.

Os valores registrados no sistema de contabilidade municipal nas contas de Créditos Tributários e Não Tributários, Dívida Ativa Tributária e Não Tributária apresentam divergência quando comparados aos valores constantes no sistema tributário na posição em 31/12/2020, ressaltando que diferentes relatórios no Sistema Tributário Municipal carregam essa divergência, necessitando de apuração e revisão da integração dos dados para o sistema de contabilidade.

Leia Também

Deputado Filipe Barros coloca o dedo na ferida: Infraero está cumprindo prazos sobre o Aeroporto de Londrina?

O deputado federal Filipe Barros resolveu colocar o dedão na ferida do Aeroporto de Londrina....

Londrina 100% vence o Saojoseense

Não foi assim um jogo plasticamente atraente. Mas devemos considerar que foi apenas a segunda...

Nada bom: Índice Geral de Preços subiu 1,79% em janeiro

Da Agência Brasil O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) subiu 1,79% em janeiro deste ano,...

Comente!

guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Defreitas
Marcos Defreitas
1 mês atrás

Importante explicar também o fato de Maringá corrigir em 9,3% o ano base 2022, e Londrina 10,73%. Aqui o ano base 2021 foi 4,32% e lá 3,22%.
Quem tá fazendo a conta errada? Marcelo Belinati ou Ulisses Maia?

Vergonha...
Vergonha...
Reply to  Marcos Defreitas
1 mês atrás

O ex vereador atacou o Prefeito Belinati e o Secretário de Governo?

#transparenciaja
#transparenciaja
1 mês atrás

So por curiosidade, Alvaro Dias sobre denúncia da Crusoé: “Corrupto e corruptor não gostam de transparência.

Alisson
Alisson
1 mês atrás

Isso aí não é normal não. Tem mutreta!

Buscar

Apoie o Blog

Paçoca TV

Herança Digital. Quem tem direito a ficar com seus seguidores e seus conteúdos na internet?
Herança Digital. Quem tem direito a ficar com seus seguidores e seus conteúdos na internet?
20:40

Paçocast

Enquetes

Nenhuma enquete aqui no momento, mas fique atento! Em breve novas enquetes no Paçoca com Cebola!
Barra Lateral 01
Barra Lateral 02
Barra Lateral 03
Barra Lateral 04