Nota Oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil

Por conta de recentes acontecimentos e questionamentos, esclarecemos mais uma vez publicamente que a Igreja Presbiteriana do Brasil não é apolítica e faz parte da construção de uma sociedade digna a todo cidadão brasileiro, consciente da sua herança judaico-cristã-reformada, tem um compromisso histórico e ideológico com a democracia, entendida como a participação direta do povo nos seus destinos através do voto, de apoia-la e contribuir positivamente para o seu desenvolvimento no Brasil e no Mundo. Tem também um compromisso, fundamentado no amor ao próximo, (Lv.19.18) com a justiça social, com o bem estar do povo, com a eliminação da miséria e da pobreza, (Dt.15.4) com a igualdade dos homens em todos os lugares, níveis, situações, independentemente de sexo, idade, ou condição social individual. (Dt.16). Além do compromisso com o desenvolvimento e a manutenção da paz entre os homens, a promoção da harmonia e da concórdia, tanto no seio da Igreja, como da comunidade nacional. (Mt.5.9).

Todavia a IPB é apartidária e em nenhum momento apresentou ou apresenta apoio a qualquer partido político. Em resolução de sua reunião ordinária em 1990, o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil orienta seus concílios em geral que evitem apoio ostensivo a partidos políticos e que as igrejas não cedam seus templos ou locais de culto a Deus para debates ou apresentações de cunho político. Lembramos ainda que a opinião pessoal de membros ou pastores da IPB sobre questões político-partidárias não refletem a opinião oficial da instituição sobre o assunto.

APECOM – Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação

4 thoughts on “Nota Oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil

• 29/01/2020, 17:06 em 17:06
    Permalink

Bem elaborado o comunicado , mas nada esclarecedor , lógico tendo inclusive faculdades de sua propriedade não poderia ser diferente.
    Em resumo será interrompido esta boca de urna para pegar filiação ou continuará da mesma maneira.

• 29/01/2020, 19:47 em 19:47
    Permalink

Por que herança judaico-cristã-reformada? Por que não basta herança cristã?
    Então os presbiterianos têm compromisso com a promoção da harmonia e da concórdia? Tá certo… certamente o partido da concórdia e da harmonia é o partido do Bolsonaro!
    E a Igreja Presbiteriana orienta seus concílios que evitem apoio ostensivo a partidos políticos? Entendi… foi o reverend Patriot que deu muita bandeira e caiu na internet… Ostensivo não, preacher!!!

• 29/01/2020, 20:49 em 20:49

Tá bom! Vou acreditar!

• 31/01/2020, 08:32 em 08:32
    Permalink