O Estádio do Café é obsoleto e precisa ser licitado para a iniciativa privada

Vou levar umas pedradas com o comentário que farei agora.

Há algumas décadas, quando o futebol era um esporte semiamador – nem sei se melhorou muito pra falar a verdade – as prefeituras, para agradar seus cidadãos, construíam estádios de futebol com dinheiro público. Muitos deles, em todo o Brasil, transformaram-se em áreas improdutivas em todos os sentidos.

A manutenção de um estádio é caríssima e, na minha opinião, não se justifica um gasto tão grande para beneficiar poucas pessoas e algumas empresas privadas.

Vejamos o caso do Estádio do Café, que eu frequento para torcer sempre para o glorioso e intrépido Londrina Esporte Clube. Ele foi construído pelo então prefeito José Richa para que o time da cidade, o Tubarão, pudesse participar do Campeonato Brasileiro  – na época, ainda no governo militar, eram mais de 80 times participando.

Hoje, sinceramente, o estádio é obsoleto. As arquibancadas ficam distantes do gramado, há graves problemas de infraestrutura, e é usado apenas e tão somente para a prática do futebol, ao contrário das modernas arenas multiuso – usadas para shows, eventos, etc, e que geram receita.

O Estádio do Café só gera prejuízo. Prejuízo que eu e você, contribuintes, pagamos.

Só para trocar o gramado – obra que será realizada no segundo semestre – serão necessários quase meio milhão de reais.

Uma hora a iluminação não funciona porque roubaram a fiação elétrica; os vasos sanitários dos banheiros, torneiras, pias, volta e meia, são furtados; as cadeiras precisam ser limpas ou trocadas quando quebram; isso sem contar a série de outros problemas que a gente nem fica sabendo.

O Londrina, quando tem calendário cheio, joga no máximo umas duas ou três vezes por mês no local. O outro time, a Portuguesa, menos ainda.

E quem paga a conta? Eu e você.

Hoje o futebol é gerido por empresas, que buscam o lucro e estão certas. Não há nada de errado em empreender e buscar lucro.

Porém, não se justifica mais uma cidade manter um estádio que beneficia empresas privadas. Elas ficam apenas com o bônus. O ônus é rateado com toda a população, inclusive com todos os que nem gostam de futebol.

É sempre uma discussão complicada, mas o ideal seria o estádio ser licitado e entregue à iniciativa privada, que poderia fazer as melhorias necessárias – ate construir um novo mais moderno e viável – e explorá-lo adequadamente.

Enquanto o estádio estiver nas costas da prefeitura, dificilmente sobrará dinheiro suficiente para modernizá-lo, até pelo motivo óbvio, há inúmeras outras prioridades na frente.

Compartilhe
Leia Também
Comente

0 Comments

  1. Milton Cassitas

    Não vai levar pedrada não, Claudio. Tens razão no seu comentário. É fato que a prefeitura deve dar atenção a saúde, educação e segurança. Então, que o estádio seja repassado a iniciativa privada, sim. Assim teremos um local decente para os jogos do Tubarão, shows e apresentações. E a prefeitura cumpre seu papel dando condições as secretarias que precisam de investimento.

  2. Marcelino

    Perfeito! Eu sempre achei e comentei isso, Cláudio, que o Café tinha que ser privatizado. Uma concessão de 30 anos seria muito bem vinda. Se for por 40, daria inclusive pra sonhar com uma bela arena multiuso. Vou além: o autódromo e o cartódromo também tinham que entrar no pacote. Parabéns pela abordagem!

  3. DEVIL

    quem quer lucro que se estabeleça, mas podia pelo menos trocar o gramado, pois mostram a cidade.e estamos passando vergonha a muito tempo, ninguem quer fazer negocios com o municipio, pois alem do estadio, vem junto o MP.

  4. Devil

    O que está errado é o estádio do Café ser estádio de um time só. Não faltam ideias para que seu uso seja democratizado. Ele pode também ser um espaço privilegiado do futebol amador onde, realmente, nascem e são encontrados os craques. Ali também pode ser um local adequado à prática do atletismo. E o uso do estádio em eventos culturais também não é um bicho de sete cabeças. É muito estranho uma cidade que aspira a duplicar uma rodovia e ter modernizado um aeroporto continue vendo o Estádio do Café apenas como um elefante branco.

  5. Dureide Chini

    O que falta é gestão. Com uma administração ” técnica” incapaz de resolver os problemas causados pelo cocô dos pombos no centro da cidade, seria demais esperar criatividade no uso do Estádio do Café. Com boa vontade nosso estádio já teria se transformado em espaço multiuso a um bom tempo. Mas, a preguiça é muito grande. Impera o “para que inventar isso, se vai dar trabalho amanhã?”
    – Administração Técnica ?
    Me engana, que eu gosto !

  6. Alex Canziani

    Claudio,
    Concordo com vc. A iniciativa privada poderia melhorar e muito o estádio, o autódromo e o próprio kartódromo (já tem uma parceria) e viabilizar uma série de atividades.
    Como penso também que o parque Arthur Thomas poderia se tornar um grande espaço de qualidade de vida e de turismo para nossa cidade através de uma concessão à iniciativa privada. Vou continuar sonhando.

    1. Bélico

      O que podemos esperar de um deputado que defende a terceirização até dos empregos na atividade privada? Obviamente que continua sonhando (e votando) a favor da privatização de tudo que é público. Em Londrina, ele defende que até o parque Arthur Thomas seja entregue ao setor privado. Igualzinho o Richa que, por pouco, entrega a Serra do Mar para algum endinheirado. O deputado faria melhor se terceirizasse também a sua atividade parlamentar. Ué! Já terceirizou?

  7. ildefonso silva de oliveira

    Concordo que é possível viabilizar através da iniciativa privada. O poder público não tem condições de empreender a custa do orçamento tal façanha, mesmo porque as outras prioridades e demandas consomem recursos sem fim, diante de tanta carência que temos. Que seja bem-vindos os empreendedores corajosos.

  8. Londrinense Atento

    O Nobre Deputado concorda, mas não faz nada. Até porque, poderia intervir junto ao Governo federal para a liberação de verba para a reforma do Estádio e sua utilização como praça esportiva de toda a comunidade, além de abrigar os times de Londrina. Vamos parar com o oportunismo. Mais ação.

  9. CORNETA

    a verdade e uma só tanto o poder publico e o privado ninguem quer e botar a mão no bolso….se bobearmos sobra a conta para nós torcedores pagarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios