O êxodo brasileiro

Da Gazeta do Povo
Segundo a ONU, o Brasil tem o segundo maior número de migrantes extrarregionais, atrás apenas da Colômbia – cerca de 1,3 milhão de brasileiros hoje residem fora da América do Sul.

Boa parte dos brasileiros questionados sobre os motivos que os leva a sair do país, declarou que uma série de fatores influenciou na tomada de decisão, entre elas a crise econômica, a violência, a falta de perspectivas.

Outra situação tem chamado atenção de autoridades internacionais: a condição de imigração irregular, o número de pessoas impedidas de entrar em outros países quase triplicou entre 2014 e 2015. O Brasil está entre os países mais barrados em aeroportos da Europa.

O levantamento da JBJ Partners, consultoria especializada em expatriação, traz o perfil levando em conta apenas as saídas para os EUA. Nos últimos anos, o êxodo de profissionais qualificados se intensificou – cerca de 94% possuíam, no mínimo, um curso superior completo.

Os brasileiros ouvidos no estudo apontavam a insegurança, a instabilidade política e econômica e a baixa qualidade de vida entre as principais razões que os levaram a tomar essa decisão.

Deixe uma resposta