Obrigado velho comunista

por Antonio Santiago

Vendo os milicos voltarem ao poder, graças ao golpe empresarial/midiático/jurídico (com supremo e tudo) me recordei de um companheiro que sofreu horrores nas garras dos verdes oliva. Genecy Guimarães, que eu conheci no início dos anos 70.

Ele era do PCB clandestino, mas foi eleito vereador pelo MDB em 1968 e reeleito em 1972. Como trabalhador metalúrgico, ajudou a fundar a Associação dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Londrina, em 1952, e foi posteriormente presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, já nos anos 60.

Daí em diante nunca mais parou de lutar por um mundo mais justo, mais igual. Até que em 15 de setembro de 1975, Genecy foi sequestrado. Os gorilas do DOI-CODI o pegaram na Operação Barriga Verde. O levaram para um quartel do exército em Apucarana e lá ele conheceu o famoso ‘‘pau-de-arara’’, o choque elétrico, o afogamento e o telefone (tapas nos dois ouvidos ao mesmo tempo). Foi torturado por mais de um ano nos porões da ditadura e solto na anistia. Continuou na luta, sem abaixar a cabeça. Me ensinou valores éticos e políticos. Me ajudou a entender a dinâmica das lutas de classes, como estamos vendo agora, onde os oprimidos se unem aos opressores. Se apequenam, viram vira-latas.
Obrigado mestre! Obrigado velho comunista!

Compartilhe
Leia Também
Comente

11 Comments

  1. Carlos Ernandes

    A velha cantilena de sempre. Faltou mencionar aqueles que, pela ideologia, como Fidel , Stalin Che, Lenin, entre outros, mataram milhões que ousaram discordar. Vai para a Venezuela, Santiago!!!!

  2. Fazendo História

    Genecy Guimarães e sua lambreta.
    Sempre a disposição da luta.
    Um exemplo.
    Os vereadores deveriam homenagea-lo.

  3. BOCÃO

    esqueçam este povo, imagina Geneci, junto com os cumpanheiros fazendo a limpa……

  4. Fernando

    Ninguém naquela época que trabalhava honestamente e não apontava armas para militares tiveram problemas com eles e sim tiveram uma vida super segura na época. Os militares souberam proteger muito bem os cidadoes de bem em uma época que queriam transformar isso aqui em uma colônia de Cuba . Desconheço pessoas tão honrradas como o Gal. Geisel ,Médice e o saudoso Gal. Leônidas Marques .

    1. Décio Paulino

      Já vi que o Fernando é um jovenzinho que não viveu (e não estudou) o período da ditadura militar. Ou é um idoso de memória curta. Ou é alguém que viveu aqueles duros anos mas, devido a algumas conexões políticas, geralmente com os arenistas, obtinha benesses que eram negadas à maioria da população. Se o Fernando estudar o que foi a ditadura militar, não encontrará um único documento da esquerda que pretendia fazer do Brasil uma colônia de Cuba. A oposição ao regime militar lutava exatamente para o Brasil não ser uma colônia dos Estados Unidos, como Jair Bolsonaro e claque defendem hoje. Dos citados, vou ficar no ex-presidente Geisel. Documentos revelados por americanos recentemente provam que Geisel escolhia os opositores políticos que deveriam ser assassinados pela repressão militar. Nenhum governo democrático civilizado apoia esse tipo de política. E que tal melhorar o português. Ler “cidadoes” e “honrradas” é de matar, meu amigo!

      1. Luizão

        Quem não conhece o que está falando costuma dizer: ” Vai estudar”. Eu vivi o período de ditadura e sei muito bem como aqueles tempos eram bons. A esquerda é uma canalha inútil que só serve para enganar jovens burros e fracassados. Como podem ter coragem de falar alguma coisa ainda, depois de tantos anos no poder e tudo que conseguiram fazer foi enriquecer um pernambucano burro e alcoólatra e falir o Brasil. Jumentos.

    2. Cadê a sinceridade

      Neto de General Figueiredo preso no Rio de Janeiro por corrupção.
      DNA.
      Delfim Netto denunciado esquema de construção de energia.
      Já ouviu falar dos ESCANDALOS DA CONAB COM DELFIM e armazéns Búfalo, tem um em Cambé.

      Shigeaki Ueki, ouviu falar?
      Procure saber como vive.

      Amigos contam, por exemplo, que para não chamar a atenção quando viaja para o Brasil com seu jatinho vindo dos EUA(*), onde mora, ele deixa a aeronave em Buenos Aires e completa o trajeto em voo de carreira, desembarcando no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

      http://mariolobato.blogspot.com/2015/01/por-onde-andara-shigeaki-ueki.html?m=1

      https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20000705/ueki-longe-poder-perto-dinheiro/24389

  5. Satanás

    Operação Barriga Verde foi em Santa Catarina. No Paraná, a caçada aos membros do pacífico PCB se chamou Operação Marumbi. Mas as ações eram as mesmas: tortura e perseguição política. Em Apucarana, no grupo de presos e impiedosamente torturados, havia gente que nem sabia o que era PCB mas tinha sido presa porque criticava prefeito da Arena, partido político que apoiava a ditadura militar. Na pura maldade, era gente denunciada como subversiva só porque criticava alguma autoridade fascista. Não estou contando nenhuma novidade. Está tudo na internet. Basta consultar o Google: digite Operação Marumbi ou Capitão Romariz e terá a história de dezenas de vítimas e do maior algoz dessa triste história do Paraná.

  6. Triste Londrina

    “golpe empresarial/midiático/jurídico” Tem que ser mais que desonesto para escrever isso.

  7. Genildo

    Que coincidência……. nesta mesma época eu trabalhava todos os dias e a noite ia para casa descansar……..
    Pena que o Sr. Geneci não esta mais entre nós, hoje poderia viver tranquilamente com uma “bolsa anistiado”………

  8. Alisson

    Radicais apoiam barbaries pela direita
    Radicais justificam barbaries pela esquerda
    E a vaca vai pro brejo c td mundo em cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios