Há 2 anos o deputado Ratinho Jr tem reuniões periódicas com um grupo de cinco pessoas, ou experts em áreas específicas, que aceitaram assessorá-lo com uma única condição: não ter, em nenhuma hipótese, a interferência de Ratinho pai. Até agora, o trabalho tem funcionado e a condição foi cumprida.

O grupo é conhecido dentro da campanha de Ratinho Jr como “os Cinco Filtros” e tem como coordenador o ex-ministro Reinhold Stephanes. Os demais são os ex-secretários Norberto Ortigara, Leon Grupenmacher e Wilson Bley e o assessor direto do deputado, João Carlos Ortega.

Tudo passa pela aprovação ou filtro desse pequeno staff que decidiu, também, as pessoas de várias áreas de gestão pública e privada no estado convidadas para debater com o candidato os principais pontos do programa de governo de Ratinho, a ser apresentado nos próximos dias.

A desenvoltura com que Ratinho Jr tem exibido em palestras pelo Paraná é resultado desse trabalho. Depois da divulgação do programa de governo os “Cinco Filtros” vão se debruçar sobre a escolha do candidato a vice na chapa do deputado.