Pazuello é denunciado pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa
do UOL
O MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça uma ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que responderá por danos causados ao patrimônio público e violação aos princípios da Administração.
A ação aponta quase R$ 122 milhões de dano ao erário e pede o ressarcimento integral do prejuízo mais pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano. O processo tramita, provisoriamente, em segredo de justiça por conter documentos protegidos por sigilo legal.
Além da devolução dos valores e da multa, o MPF requere a perda da função pública de Pazuello, a suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos e a proibição de contratar com o Poder Público.
Apesar de ter deixado o Ministério da Saúde, Pazuello ocupa, atualmente, o cargo de Estudos Estratégicos da SAE (Secretária de Assuntos Estratégicos) da Presidência da República. O general ainda teria pretensões de se candidatar ao cargo de senador nas eleições de 2022.
O UOL entrou em contato com o Palácio do Planalto e aguarda posicionamento sobre a denúncia.
Vamos lá, general, faça delação premiada. Já que o general obedecia, esperamos que ele diga com todas as letras quem mandava, o corrupto-mor. Alguém tem dúvida de quem é corrupto-mor? O corrupto-mor tem um grande apetite por dólares: quem achava que ele se contentava com um dólar de propina, hoje, o Estadão noticia que o apetite era ainda maior, cinco dólares pra cada dose de vacina.