PF desarticula quadrilha que fraudava o INSS

da PF

Cuiabá/MT – A Polícia Federal deflagrou hoje, 01/07, a Operação FAKE INK, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudar licitação do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, para aquisição de suprimentos de informática (cartuchos de tinta), no estado do Mato Grosso.

As investigações, iniciadas em 2020, constataram que os envolvidos criavam empresas de fachada que concorriam em pregões eletrônicos com preços abaixo do mercado, para que pudessem se sagrar vencedoras. Porém, após vencerem os certames, o produto entregue pelas empresas não correspondia ao produto original da marca, ou seja, eram fornecidos cartuchos da Samsung e/ou HP falsificados.

No curso da investigação verificou-se que as empresas de fachada possivelmente tenham atuado de forma criminosa em todo o país.

Foram expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Mato Grosso sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, com os objetivos de prender as lideranças criminosas, colher provas e encontrar os locais de fabricação dos produtos falsificados.

O nome da Operação Fake Ink – tinta falsa no idioma inglês – remete ao fato de a organização criminosa fornecer aos órgãos públicos em que venciam as licitações cartuchos falsificados.

A ação deflagrada na data de hoje contou com o importante apoio da Receita Federal em Maringá/PR. Além disso, a mesma irá apurar possível sonegação fiscal cometida pelo grupo criminoso.

As investigações terão continuidade para identificar outros suspeitos que também praticam essas condutas, bem como para apontar outras licitações que possivelmente foram fraudadas.

 

Leia Também

Petrobras anuncia novo aumento do combustível e volta a esfolar o bolso do brasileiro

E comunicado ao mercado, a estatal brasileira Petrobras anunciou que aumentará a partir de amanhã...

Quando as redes sociais entregam o cara

Ah essas redes sociais. Ah os adversários… É importante sempre aliar o discurso à prática....

PSDB pode intervir no diretório de Londrina

Com a chegada de César Silvestre ao PSDB do Paraná como pré-candidato ao governo, e...

Comente!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Buscar

Apoie o Blog

Paçoca TV

Herança Digital. Quem tem direito a ficar com seus seguidores e seus conteúdos na internet?
Herança Digital. Quem tem direito a ficar com seus seguidores e seus conteúdos na internet?
20:40

Paçocast

Enquetes

Nenhuma enquete aqui no momento, mas fique atento! Em breve novas enquetes no Paçoca com Cebola!
Barra Lateral 01
Barra Lateral 02
Barra Lateral 03
Barra Lateral 04