Privatização da Sercomtel - a Justiça tardia

Numa animada roda de amigos, todos com mais de 50 anos, o assunto que foi capa da Folha entra na conversa, a privatização do Sercomtel. Opiniões contrarias e favoráveis esquentavam o assunto.
Até que um dos presentes, que só podia ser advogado, começa a explicar que nos anos 2000 ajuizou inúmeras ações reivindicando os direitos dos compradores de terminais telefônicos.


É isso mesmo jovem leitor, num passado não tão distante, seus pais enfrentavam filas para comprar uma linha telefônica, que podia ser exclusiva ou compartilhada. (perguntes a eles como isso funcionava…)
O advogado, de boa memória, lembrou que em 1994 o custo de uma linha era de 900,00 reais, no câmbio da época, 900,00 dólares, que atualizado daria aproximadamente 3.420 reais nos dias de hoje.
Ele conta que pouquíssimos clientes reouveram o dinheiro, pois logo a Sercomtel conseguiu substituir a obrigação de “pagar”, pela entrega de ações preferenciais.
Ele explica que viu o projeto e ficou cheio de dúvidas, a primeira delas: o projeto não seria de “Lei Complementar” ao invés de “Lei Ordinária”? A outra: não há previsão para o chamado direito de “TAG ALONG”?
O direito de “TAG ALONG”, segundo o causídico, permite ao adquirente da linha, hoje acionista, a opção de permanecer com suas ações ou vendê-las junto com os acionistas majoritários, se isso lhe for vantajoso.
Ele acredita que essa estória ainda vai “dar muito pano pra manga” (sic)…

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Cada uma que eu leio

    Quem determinou a conversão do valor das linhas em ações da empresa não foi a Sercomtel, foi a lei.

    Outro ponto, direito de tag along so existe em alienação de controle de companhias abertas, o que não é o caso da Sercomtel, e quem tem esse direito é o acionista minoritário cujas ações dão direito a voto. Só ver o Art. 254-A da lei das SA..m. Seu amigo advogado tá criando pêlo em casca de ovo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios