Renda da classe média cai de 20% a 50% na pandemia

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

da F.São Paulo

Ainda que os mais pobres formem a fatia mais vulnerável aos efeitos da Covid-19, com forte retração nos ganhos especialmente entre trabalhadores informais, a pandemia também impõe prejuízo para as camadas médias, mostra análise dos números da Pnad Contínua.

Oito em cada dez famílias em que o rendimento mensal com emprego fica acima de cinco salários mínimos ganharam menos no quarto trimestre de 2020 ante igual período do ano anterior, já considerada a inflação, segundo o levantamento feito pela consultoria IDados.

A maior parte desses domicílios perdeu entre 20% e 50% do que costumava auferir por mês, sendo que 7% dessas famílias ficaram sem nenhum salário. O desemprego no país era de 14,2% no trimestre que vai de novembro até janeiro, o equivalente a 14,3 milhões de pessoas.

One thought on “Renda da classe média cai de 20% a 50% na pandemia

  • 19/04/2021, 10:35 em 10:35
    Permalink

    A sindemia trouxe muito prejuízo na saúde, na economia, no social, no psicológico, no poder aquisitivo que encolheu.
    E o duro é saber que os muito ricos ficaram mais ricos em 2020 e 2021.
    A concentração de renda cresce no meio de uma crise sanitária mundial.
    O duro é ver vereador estranhamente indo para Brasília, gastar dinheiro público com passagens, hospedagem e alimentação, quando existe três deputados de Londrina, que poderia estar contribuindo com as demandas da cidade.
    Isso precisa mudar.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: